MENU

BUSCA

Belém é a 6ª capital mais educada do Brasil, diz pesquisa

O estudo ouviu mais de 1,6 mil moradores das 15 maiores cidades do país para detalhar acerca das cidades mais rudes, educadas e generosas

Gabriel Pires

Belém foi considerada a 6ª capital mais educada do Brasil. O levantamento foi realizado pela Preply — uma plataforma online de aprendizado de idiomas — e divulgado no dia 5 de dezembro de 2022. O estudo ouviu mais de 1,6 mil moradores das 15 maiores cidades do país, incluindo Campinas (SP), para detalhar acerca das cidades mais rudes, educadas e generosas. Entre as 15 áreas pesquisadas, o estudo detalha, ainda, o status das regiões do país no quesito cordialidade, sendo: Brasília: 5,74; Natal: 5,85; Curitiba: 5,91; Campinas: 5,93; Recife: 6,07; Belém: 6,22; e São Luís: 6,34. O ranking classificou as cidades em uma escala 1 a 10, sendo 10 a mais mal-educada. A pesquisa, também, observou 12 comportamentos grosseiros em cada uma das localidades.

Brasília, a capital do país, foi mencionada como a que mais respeita seus pedestres e trabalhadores. Além disso, a pesquisa evidencia que os brasilienses não costumam furar filas. Esse ponto positivo também é observado entre os habitantes de Curitiba e Natal, que, além disso, também são conhecidos por não falarem no alto-falante do celular em público e serem bem receptivos.

VEJA MAIS 

Já o policial rodoviário federal Fernando Pinheiro, de 59 anos, observa que ainda é necessário educação no trânsito. “Somos bastante educados e solidários, principalmente com os turistas. Mas a falta de educação ocorre no trânsito. É cada um por si", conta.

Quem é bastante solícito e educado no dia a dia é o vendedor Luiz Augusto Mendes, de 64 anos. “Quando me pedem informação, eu respondo, eu ajudo. Mas, às vezes, a gente dá bom dia e a pessoa não responde. Muita gente também joga lixo na rua, mesmo a lixeira estando perto”, diz.

Os belenenses ainda precisam melhorar no cuidado com a limpeza, como conta a higienizadora Cristina Martins, de 44 anos. “Somos educados na hora de acolher e ajudar quando alguém quer saber sobre algum endereço. Mas muitas pessoas não são educadas em relação ao lixo. Sujam a cidade. Jogam lixo pela janela do ônibus. Eu guardo o meu lixo para jogar na lixeira”, afirma.

Método do estudo

Para calcular as cidades mais rudes e educadas, a Preply pediu aos participantes que respondessem com que frequência presenciam 12 comportamentos desrespeitosos comuns onde residem. Em seguida, fizemos uma pontuação média dos dados resultantes para calcular a “pontuação de grosseria” média de cada uma para classificá-las.

 

As cidades mais cordiais, de acordo com os moradores

(classificada em uma escala 1 a 10, sendo 10 a mais mal-educada)

CIDADE – PONTUAÇÃO MÉDIA DE FALTA DE EDUCAÇÃO

  • Brasília – 5,74
  • Natal – 5,85
  • Curitiba – 5,91
  • Campinas – 5,93
  • Recife – 6,07
  • Belém –   6,22
  • São Luís – 6,34

Fonte: Preply

Belém