MENU

BUSCA

Bebidas alcoólicas durante o verão podem causar problemas de saúde; saiba quais

Entre os mais frequentes, estão: inflamações no fígado e cirrose

Camila Azevedo

O consumo de álcool tende a aumentar durante o verão com as altas temperaturas. As doses de bebidas ingeridas podem causar danos irreversíveis para a saúde e influenciam também no acúmulo de massa corporal da pessoa, o que pode causar a obesidade. Especialistas alertam para que haja cuidado com os tipos de líquidos escolhidos e atenção para a quantidade, tanto de teor alcoólico quanto de calorias contidas. 

Os órgãos mais atingidos pelas bebidas alcoólicas são os que fazem parte do trato gastrointestinal. O fígado, que compõe esse conjunto, é responsável por fazer a filtragem de microorganismos e cuidar da desintoxicação do corpo, incluindo a oxidação de gorduras. As doenças que podem surgir vão desde inflamações hepáticas, como cirrose, tendo a possibilidade de evoluir para um câncer.

Uma cerveja equivale a um pão careca, diz endocrinologista

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o máximo de álcool que o ser humano pode ingerir sem causar tantos problemas para o organismo são de três a quatro doses por dia. Acima disso, passa a ser prejudicial. O médico endocrinologista Rubens Tofolo explica que o ideal é verificar no rótulo das bebidas a quantidade de álcool e optar pelas que possuem de 4% a 5% de volume.

Cerca de 22% da população do Brasil é obesa; álcool pode estar relacionado

No Brasil, cerca de 22% da população é obesa. A perspectiva é que, em 2030, esse número suba para 30%, conforme mostra um levantamento realizado pelo Atlas Mundial da Obesidade 2022. As bebidas são altamente calóricas e, em consequência, aumentam os níveis de calorias no corpo.

Ranking das bebidas alcoólicas mais calóricas

A caipirinha sem açúcar e a com açúcar dividem a primeira posição. As calorias delas vão de 340 a 500, respectivamente. Em seguida, temos whisky e gin, com 250 calorias, a cerveja, com 150 calorias e o vinho, mantendo 120 calorias. 

Belém