MENU

BUSCA

Basílica de Nazaré destacou mulheres da bíblia durante programação

Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher promoveu orações, evangelização e visita monitorada

Eduardo Rocha

Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré promoveu uma programação ao longo de toda sexta-feira (8). O momento foi marcado por orações, evangelização e palestras nos intervalos das missas. O objetivo do evento foi apresentar e falar sobre as mulheres bíblicas do velho testamento. A programação foi idealizada pela Associação dos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré (Adenaza) e Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré, além do apoio das Comunidades Maíra, Mar a Dentro e Fraternidade O Caminho. Houve ainda visita monitorada pela igreja. 

De acordo com a turismóloga e integrante da Pastoral do Turismo, Thayna Carvalho, as mulheres citadas durante a programação são exemplos de fé, perseverança e confiança em Deus. "Muitas vezes os devotos que visitam a igreja não conhecem a história do local e de quem o integra. Decidimos mostrar para as devotas como a representação feminina na Bíblia é forte e importante, principalmente por essas mulheres que possuem grande ligação com Nossa Senhora de Nazaré", explica. 

São 14 mulheres, representadas em esculturas esculpidas nas laterais internas da Basílica. São sete do lado direito, sendo elas Eva, Sarah, Rebeca, Raquel, Miryam, Deborah e Jahel; e sete do lado esquerdo: Noemi, Ruth, Anna, Bethsabea, Judith, Esther e Susana. A importância de cada uma para a história da igreja foi destacada durante a programação. 

Segundo a turismóloga, dentre as mais simbólicas e que possuem características com a contemporaneidade está Deborah. Durante as palestras, foi explicado que Deborah foi a única mulher a ocupar um cargo político com excelência na época de Cristo. "Ela é prova de que uma mulher pode ser profissional e dona de casa ao mesmo tempo.  Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direito". 

Ruth, outra personagem marcante, era casada com o Hebreu Malom e amava sua sogra. Quando ficou viúva, se dedicou a acompanhar a mãe do esposo morto, o que representou a amizade, fidelidade, dedicação e desprendimento. De acordo com Thayna Carvalho, a principal característica de Ruth era a integridade. "Por ser íntegra em tudo, conseguiu manter a união da família. O mesmo deve ser feito em relação a casamento e trabalho", explica. 

A devota Silvia Machado, 66, afirma que a programação foi muito especial e inédita. "Além de nos sensibilizar, o evento teve um lado diferenciado já que a igreja propôs nos mostrar as mulheres que têm evidência no primeiro testamento. Foi muito interessante", afirma a aposentada. Segundo Belermina Sarmanho, 72, as mulheres da bíblia deixam lições para as de hoje. "Elas representam a humildade, fraternidade, caridade e obediência. Características que Deus espera de todas nós. É importante conhecermos as histórias e tomá-las como exemplo", afirma a dona de casa. Ambas são integrantes do grupo Apostolado da Divina Misericórdia. 
 

Belém