MENU

BUSCA

Avaliação de saúde do Bolsa Família vai até sexta

Quem não procurar unidades de saúde pode ter o benefício cancelado

Beneficiários do programa Bolsa Família, de acompanhamento obrigatório - mulheres de 14 a 44 anos, crianças menores de sete anos e gestantes -, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer a avaliação de saúde. O prazo para beneficiários de Belém vai até sexta (14). As prefeituras de Ananindeua e Marituba não confirmaram se os prazos nesses municípios são os mesmo. O processo é necessário para a manutenção do benefício federal. Se a etapa não for cumprida, o benefício pode ser suspenso ou bloqueado.

A Prefeitura de Belém informou que não deve prorrogar o prazo novamente. Isso porque o prazo já foi prorrogado três vezes, desde maio. Cada prefeitura tem prazos próprios. Por isso, moradores de Ananindeua e Marituba devem se informar sobre os prazos nesses municípios. A Redação Integrada de O Liberal fez contato e aguarda resposta. Porém, as prefeituras precisam incluir os dados necessários dos beneficiários o quanto antes, visto que o ano está acabando.

Em Belém, há 170.115 pessoas em acompanhamento de saúde obrigatório pelo programa Bolsa Família. O total de beneficiários de Ananindeua é de 35.974 inscritos.

Para fazer a avaliação, o beneficiário deve procurar a unidade de saúde mais próxima do bairro e levar o cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e carteiras de vacinação da gestante ou da criança.

O procedimento consiste numa avaliação da cobertura vacinal e estado nutricional das crianças menores de sete anos que integram as famílias dos usuários. Além da saúde geral das crianças, também será averiguado o acompanhamento pré-natal das gestantes que eventualmente façam parte das famílias beneficiadas. 

Belém