Artista visual And Santtos compartilha experiências com estudantes em projeto de grafite em Icoaraci
Alunos do Ensino Médio em Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém, recebem o artista paraense para explorar a arte e a cultura local
No sábado (21), os alunos dos 1° e 2° anos do Ensino Médio da Escola Estadual Prof.° Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, tiveram a oportunidade de receber a visita inspiradora do artista visual And Santtos. Ele compartilhou suas vivências e o processo artístico que envolve as manifestações culturais de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, como parte do projeto "Conexão Amazônica: Consciência e Identidade".
O projeto tem como foco promover o protagonismo amazônico através da arte do grafite. Esta etapa do projeto envolve orientações sobre técnicas de grafite e a importância dessa forma de expressão artística. And Santtos é reconhecido por sua técnica única, chamada de odivelismo, que mescla influências estéticas e culturais de sua terra natal com tradições pictóricas europeias.
Seu principal objetivo é sensibilizar os alunos sobre a importância da Amazônia em suas vidas, promovendo o respeito pelo meio ambiente e pela rica cultura regional. Além disso, busca incentivar a expressão artística como uma forma de reflexão sobre a própria identidade e visão do futuro na região amazônica.
"And falou sobre o passo a passo que o levou a ser um artista a fazer as artes que ele faz e achei muito interessante isso, pois geralmente os artistas tendem a se prender na sua fonte, ignorando esse passo a passo", comentou Alice Chaves, 16 anos, estudante do 1° ano do turno manhã.
A ação se divide em três etapas, envolvendo pesquisas, encontros com profissionais da pintura e oficinas práticas. A culminância do projeto está prevista para 18 de dezembro, quando os trabalhos dos alunos sobre grafitagem nas paredes da escola serão apresentados. O artista And Santtos ainda ministrará uma oficina de pintura, orientando os estudantes sobre as obras que serão produzidas até o final do ano.