MENU

BUSCA

Aproveitamento Integral dos Alimentos: consumindo melhor e saindo menos de casa

Uma alternativa para o período da quarentena é aproveitar ao máximo os alimentos que consumimos, evitando o desperdício e a necessidade de sair

Redação Integrada

O índice de isolamento social no Pará subiu 3% na última quinta-feira, 16, segundo a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). A reclusão continua sendo a principal recomendação dos órgãos de saúde pública para refrear o avanço da pandemia de covid-19. Para colaborar neste combate é preciso buscar estratégias para permanecer mais tempo em casa, evitando o contato social, devido ao alto risco de transmissão do novo coronavírus.

Uma alternativa é aproveitar ao máximo os alimentos que consumimos, evitando o desperdício e a necessidade de ir mais vezes aos supermercados, feiras e outros ambientes comerciais que possam favorecer a aglomeração de pessoas. A nutricionista do Hapvida, Lorena Begot, explica um pouco mais sobre a prática do Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA): “O objetivo é aproveitar partes dos alimentos que, por preconceito ou falta de informação, são desprezadas. Já é costume jogarmos cascas, talos, folhas no lixo. Mas, na verdade, jogamos fora um tesouro nutricional”.

A nutricionista explica um pouco do valor nutricional de diferentes partes de alguns alimentos que costumamos jogar fora: “as sementes de abóbora, por exemplo, são ricas em gorduras boas, fibras e vitaminas e minerais; as do maracujá, possuem ômega 3 e 6. Cascas de frutas, como a tangerina e a maçã, apresentam bastante vitamina C. A casca da goiaba tem altas doses de polifenóis, que combatem o envelhecimento celular”.

O aproveitamento de diferentes componentes das hortaliças também é possível e trazem grandes benefícios para o organismo. “O talo do agrião, beterraba, salsa e brócolis podem ajudar no bom funcionamento intestinal, porque são ricos em fibras. As folhas da cenoura podem melhorar a visão e o fluxo sanguíneo, pois possuem carotenoides que viram vitamina A, quando ingeridos”.

A especialista chama atenção para a limpeza e armazenamento desses componentes, principalmente das cascas e raízes, pois os agrotóxicos utilizados na agricultura costumam ficar fixados nas partes externas dos alimentos e nas partes que entram em contato com a terra. Para o tratamento dos vegetais, a nutricionista indica: “é importante fazer o branqueamento, que é um cozimento rápido, em torno de quatro minutos. Esse processo evita maiores perdas de vitamina. Em seguida, o alimento deve ser congelado”.

Contudo, a grande dúvida de muita gente é sobre como aproveitar essas partes dos alimentos. Por isso, a nutricionista Lorena Begot indicou algumas receitas:

SUFLÊ DE TALO DE BRÓCOLIS

Ingredientes:1 colher de sopa de azeite; 1 colher cheia de maisena; 1 ovo; 1 clara; ½ xícara de leite; 2 xícaras de talos de brócolis picadinhos; temperinhos a gosto.

Modo de preparo: Faça um molho branco com o leite, sal, maisena e azeite. Reserve. Bata a gema com duas colheres de água quente até dobrar e volume. Reserve. Bata as claras em neve até ficarem bem duras. Misture, numa vasilha, o molho branco, os talos de brócolis picadinhos, as gemas batidas e, por último, as claras em neve. Mexa suavemente. Coloque em forma ou refratário untado e leve ao forno bem quente.

BOLO DE CASCA DE BANANA

Ingredientes:

Massa: 3 unidades de casca de banana; 2 unidades de ovos; 2 xícaras (chá) de leite (pode ser leite vegetal); 1 colher (sopa) de manteiga ou óleo de coco; 1 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de farinha de rosca; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Cobertura: ½ xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de água; 4 unidades de banana; ½ unidade de limão.

Modo de preparo:

Lave as bananas e descasque-as. Separe as cascas de banana para fazer a massa. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a manteiga ou óleo de coco, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca, a farinha de trigo e o fermento. Bata as claras em neve e acrescente, delicadamente, à mistura. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada.

Leve ao forno preaquecido em fogo médio, por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

DOCE DE CASCA DE MELANCIA

Ingredientes: duas xícaras (chá) de casca de melancia; uma xícara e meia (chá) de açúcar; um quarto de xícara (chá) de água.
Modo de preparo: Retire a casca verde da melancia e utilize a branca. Corte em cubos e reserve. Faça uma calda com o açúcar e a água. Acrescente a casca da melancia e deixe cozinhar até apurar.

Belém