MENU

BUSCA

Após forte chuva em Belém, diversos bairros ficam debaixo d’água nesta quarta-feira

O temporal, ainda que tenha sido rápido, foi o suficiente para provocar transtornos e alagar diversos bairros, causando dificuldade para pedestres e condutores

Gabriel Pires

A forte chuva que caiu em Belém, na tarde desta quarta-feira (3), deixou vários pontos de alagamentos em diversos bairros da capital. O temporal, ainda que tenha sido rápido, foi o suficiente para provocar transtornos e alagar diversos bairros, causando dificuldade para pedestres e condutores. 

Na travessa Castelo Branco, no bairro do Guamá, a rua ficou totalmente alagada. Os condutores que arriscaram passar pelo trecho precisaram enfrentar o aguaceiro que se formou. Já o canal da 14 de Abril, localizado nas proximidades da rua dos Pariquis, transbordou e a via ficou quase que intrafegável. Os moradores que precisavam se deslocar precisaram meter o pé na água para poder atravessar de um ponto a outro. 

Ainda no canal da 14 de Abril, outro problema observado foi o lixo, que começou a se espalhar junto da correnteza da água. A lateral do canal ficou concentrada por diversos resíduos, que partiam do início da rua. Um casal que passava no local no momento da chuva não teve outra opção a não ser tirar as sandálias e continuar andando na via, em meio à sujeira.

Outro ponto de alagamento registrado foi na rua dos Pariquis. O acúmulo de água na pista foi tão intenso que o nível da água chegou a cobrir o pneu dos carros que transitavam pela área. Condutores precisaram reduzir a velocidade para evitar molhar ciclistas e motociclistas que enfrentavam a chuva e seguiam viagem. 

A mesma situação também foi observada na avenida Fernando Guilhon e na travessa Quintino Bocaiuva. Coberto com capas de chuva ou até mesmo usando sombrinhas, diversos pedestres precisaram seguir a pé mesmo debaixo do temporal. A dificuldade era ainda maior para quem precisava carregar bolsas, sacolas e, até mesmo, para aqueles que levavam crianças no colo. 

Transtornos

Em meio à chuva, diversas pessoas precisaram correr e se abrigar embaixo da cobertura de casas e estabelecimentos ao longo da via. Muitos pedestres precisaram esperar a água escoar em diversos trechos para poder seguir viagem. Já outros não tiveram como parar. Além disso, muitos condutores redobravam a atenção para evitar acidentes e não cair em buracos, que foram cobertos pela água.

Apesar da intensidade de chuvas que tem caído na Grande Belém, a mudança de tempo ainda não se caracteriza como inverno amazônico, conforme alerta anteriormente feito leo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Redação Integrada de O Liberal solicitou um posicionamento à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) sobre as ações tomadas pela Prefeitura de Belém diante dos diversos casos de alagamento na capital. No entanto, até o fechamento desta matéria, a reportagem não obteve retorno e segue aguardando os esclarecimentos do órgão.

Belém