MENU

BUSCA

Aparecida: Procissão e missas marcam homenagens à padroeira do Brasil em Belém

À noite, após a procissão das 18h, haverá programação cultural na paróquia que fica no bairro da Pedreira

Dilson Pimentel

O Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Belém, será marcado por várias missas, novenas e terço ao longo do dia, além de uma procissão, às 18h. Todas as celebrações serão no Santuário — a paróquia foi elevada a esse status em maio de 2021, sendo o segundo da Arquidiocese de Belém — que fica na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. Às 20h, há uma programação cultural.

Desde a primeira missa, às 7h desta quarta-feira (12), o Santuário já estava lotado, com a celebração presidida pelo padre Paulo Cruz. A missa das 9h será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira. Ainda há missas programadas para as 11h (com o cônego Ronaldo Menezes), 17h (com o padre Wagner Maria) e em seguida ocorre a procissão. Ao meio-dia haverá o traciional "Almoço da Padroeira".

Procissão vai percorrer principais vias do bairro da Pedreira

A procissão desta quarta-feira está prevista para sair às 18h. O trajeto será: avenida Pedro Miranda, travessa Enéas Pinheiro, avenida Antônio Everdosa, travessa Vileta, avenida Marquês de Herval, travessa Mauriti, avenida Pedro Miranda e retorno ao Santuário.

Após a chega da procissão, o padre Cleber Yuri Franco presidirá a Santa Missa de encerramento da festividade, na qual a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida retorna ao Glória do Santuário, de onde a imagem desceu para ficar mais perto dos fiéis no último dia 25 de setembro, data em que foi apresentado o manto deste ano.

Imagem Jubilar e Santuário de Aparecida em Belém

A Imagem Jubilar foi doada à Arquidiocese de Belém pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante as comemorações dos 300 anos do achado da imagem de Aparecida.

Em virtude da grande devoção e reconhecimento à Nossa Senhora Aparecida no Pará, em 1º de maio de 2021 foi instituído o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, o segundo da Arquidiocese.

Belém