MENU

BUSCA

Apagão no Brasil: famílias relatam problemas com a falta de água e luz em Belém

Calor, medo das comidas estragarem e acúmulo de louças na pia fizeram parte dos inúmeros desafios enfrentados pelos moradores da cidade

Amanda Martins

A terça-feira (15) amanheceu marcada desafios na rotina de inúmeras famílias residentes nos diversos bairros de Belém causado pelo apagão que se estendeu pelo Brasil. No bairro da Sacramento, um dos últimos locais a chegar água nas torneiras, segundo relatou a população à reportagem do Grupo Liberal, a manhã e o início da tarde teve muito acúmulo de louça na pia e atividades domésticas deixadas em segundo plano.  

VEJA MAIS

Assim como ela, muitas famílias precisaram improvisar o almoço com restos de comidas guardados na geladeira.  Para dar conta de atividades básicas de higiene,  a comerciante utilizou água mineral. As outras atividades domésticas, como por exemplo, limpar o pátio de casa só começaram a ser feitas quase às 16h da tarde, quando a água começou a chegar nas torneiras do bairro.  

Ela, que mora com dois idosos entre 70 e 90 anos e mais duas crianças pequenas, que são seus filhos, precisou comprar água mineral para cozinhar e cubos de gelo para conservar a comida na geladeira, impedindo que estragasse. 

“Fiquei com medo que a energia elétrica não chegasse até o final do dia e precisei abastecer a minha geladeira com gelo, já estava pensando em colocar as comidas no isopor para não perdê-las”, revelou os sacrifícios.  

Para entreter os pequenos, que estavam em casa por conta do feriado, Eliete deixou os dois brincarem na rua. “Não tinha como mantê-los em casa por causa do calor, o tempo está quente demais”, complementou.   

 

Belém