MENU

BUSCA

Anime Geek movimenta a cena local e atrai 6 mil visitantes

O evento sobre cultura geek chegou à sua 12ª edição em 2019

Elisa Vaz

Incentivar a participação popular e disseminar o conhecimento sobre cultura geek são os principais objetivos da 12º edição do Anime Geek, evento que foi realizado em Belém neste fim de semana, dias 16 e 17 de dezembro, na Universidade da Amazônia, no campus de Ananindeua. O evento de dois dias contou com a participação de cerca de seis mil visitantes, e espaços especializados no universo.

Palestras, peças teatrais, salas temáticas, labirinto, jogos retrôs, exposições, praça de alimentação e stands de bonecos action figure, revistas e fantasias foram parte da programação do último final de semana. Também houve shows de bandas locais, que fizeram cover dos grupos Queen e Linkin Park, e concursos de K-pop e cosplay, quando os fãs vão fantasiados de seus personagens favoritos.

A estudante Maiara Pessoa, de 19 anos, frequenta eventos geek desde 2013, mas só vai pelos cosplays. “Sempre procuro eventos parecidos em Belém, porque nos últimos anos adquiri essa paixão e agora sou cosplayer. Também gosto de algumas atrações”, comentou. Maiara foi nos dois dias do Anime Geek e destacou que “fez sucesso” entre os participantes, que pediram fotos.

Segundo o laminador Alan Silva, de 39 anos, a cada edição dos eventos locais e nacionais que dão destaque ao universo geek, as expectativas são superadas. “Fico de olho nas programações em todo o mundo, e a cada ano as fantasias e os cosplays melhoram. Eu já fui campeão local uma vez e pretendo ganhar outros prêmios. Mas é muito legal que a competição é levada a sério por todos aqui”, opinou Alan.

Uma das atrações mais esperadas para este domingo (17) era a participação de dois dubladores famosos dos animes: Wendel Bezerra e Alfredo Rollo, que dão as vozes para os personagens Goku e Vegeta, respectivamente, do anime Dragon Ball Z e Super. Eles estiveram no palco principal do Anime Geek, às 16h, e conversaram com o público por cerca de uma hora.

Além de Goku, Bezerra também é responsável por dar voz brasileira à maioria dos personagens do ator Robert Pattinson no cinema, estrela da saga Crepúsculo e de outras obras. Para o novo filme do Batman, que Pattinson irá interpretar, o dublador ainda não sabe se será chamado, mas pontuou que é o profissional que mais dublou o ator até hoje.

Um dos fãs de Dragon Ball que estavam no local era o jovem Enzo Rebelo, de cinco anos. Vestido com uma fantasia de Goku, ele contou que o anime é seu “desenho favorito”. Segundo sua mãe, Juliana Rebelo, de 28 anos, “ele que escolheu a fantasia porque é muito fã. Foi influenciada pelos meus irmãos e hoje é apaixonado pelo universo geek, mesmo sendo jovem. Sabe tudo sobre os desenhos desde cedo”, disse Juliana.

Conforme explicou uma das coordenadoras do Anime Geek, Kelly Ferreira, com o crescimento da programação ao longo dos anos, a organização passou a incluir, também, profissionais paraenses. “É um dos destaques dessa edição. Tivemos vários desenhistas e quadrinhistas daqui mesmo. Acho que é importante para que a gente pare de olhar só para fora e consuma aqui no Estado também”, comentou.

Belém