MENU

BUSCA

VÍDEO: Turistas neozelandeses apresentam dança haka na Ilha das Onças durante a COP 30

Delegação da Nova Zelândia celebrou hospitalidade paraense com gesto cultural que viralizou nas redes

Hannah Franco

Integrantes da delegação da Nova Zelândia que participam da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, realizaram uma apresentação especial da tradicional dança haka na Ilha das Onças, em gesto de agradecimento à hospitalidade dos paraenses. O momento foi registrado e publicado por um restaurante da ilha.

O haka é uma expressão cultural do povo maori, usada para demonstrar força, união e respeito. A performance envolve movimentos ritmados, batidas no corpo, vocalizações e expressões faciais. Embora seja conhecido mundialmente por sua presença em jogos da seleção de rugby da Nova Zelândia, o haka também é realizado em cerimônias de boas-vindas, eventos e celebrações.

VEJA MAIS

O que é o Haka? Conheça a dança maori da seleção feminina de rúgbi campeã das Olimpíadas 2024
A performance do haka antes da final olímpica se tornou um momento emblemático que capturou a essência da equipe feminina de rúgbi da Nova Zelândia

[[(standard.Article) Video: Nova chefe do exercito da Nova Zelândia é recebida com dança de guerra 'haka']]

De acordo com o restaurante que divulgou o vídeo, a apresentação foi uma forma de agradecer o acolhimento recebido pelos neozelandeses durante a passagem pela Amazônia.

Em publicação nas redes sociais, o estabelecimento descreveu o gesto como “um momento poderoso que marcou o dia”.

Nos comentários, internautas ficaram impressionados com a dança. “Inexplicável o quanto a energia dessa dança combina com a energia amazônica. De arrepiar”, escreveu uma internauta. “Que coisa linda essa interação e aprendizado de outras culturas”, comentou outra.