Ver-o-Peso passa por descontaminação com produtos à base de cloro
Tradicional entreposto comercial de alimentos e frequentado por milhares de feirantes e visitantes todos os dias, o Complexo do Ver-o-Peso, recebeu, nesta quinta-feira (3) à noite, serviço de descontaminação realizado por efetivo do Comando Conjunto Norte (C Cj N), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) e a ALA 9. A ação, como foco na prevenção ao novo coronavírus, foi coordenada pelo comandante do Batalhão de Operações Ribeirinhas, capitão de Fragata Flávio Moraes.
O capitão informou que para a execução dos serviços foi providenciado o isolamento das áreas e mercados para a descontaminação e isolamento/balizamento da faixa de rolamento da direita das vias em frente ao Ver-o-Peso. Após o isolamento, foi iniciada a descontaminação, começando pela região conhecida como Pedra, e ainda no Mercado de Peixe e a feira simultaneamente e, por fim, o Mercado de Carne.
Foram mobilizados 31 militares para atuar na segurança e balizamento do trânsito; 15 militares especialistas em DNBQR (Resposta Defesa Nuclear, Biológica, Química, Radiológica); cinco motoristas e dois cinófilos com cães, perfazendo 53 militares na operação.
Na descontaminação desse ponto turístico de Belém, foram utilizados produtos à base de cloro, mais especificamente o hipoclorito de sódio. Os principais equipamentos são os pulverizadores que permitem a adequada aplicação do produto; o sanijet usado nas áreas externas que aquece o descontaminante a altas temperaturas tornando o processo mais eficiente e o Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específico de combate de agentes NBQR.
“Nós definimos fazer o serviço no horário noturno, pois é necessário o isolamento do local para iniciar a descontaminação e assim não impactar as atividades do comércio na região”, declarou o comandante Flávio Moraes. O serviço foi realizado em cerca de 60 minutos, após o isolamento do local.
“O Comando Conjunto Norte (C Cj N) encontra-se ativado para trabalhar no apoio aos órgãos de Saúde e de Segurança Pública visando prevenir e diminuir os impactos causados pela Covid-19 à população dos estados do Pará, Amapá e Maranhão”, informa o C Cj N.
A atividade contou com a participação de tropa do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), sendo um Pelotão de Operações Ribeirinhas, uma Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, um Destacamento da Seção de Transporte e um Destacamento da Seção de Cães.
Palavras-chave