MENU

BUSCA

Uma cratera no caminho da Virgem de Nazaré, em Ananindeua

Buraco ocupa quase toda a pista da estrada do Icuí, entre a avenida Independência e o final da linha dos ônibus

Victor Furtado

Há um enorme buraco, na estrada do Icuí-Guajará, em Ananindeua. Ocupa quase toda a pista. Só um veículo pode passar por vez. O problema, apontam moradores, começou há cerca de três semanas. A cada dia, a falha fica ainda maior. Na chuva da tarde desta quinta-feira (3), ao menos três acidentes ocorreram. Mas há uma preocupação especial: a via faz parte do trajeto da romaria do Traslado para Ananindeua.

O Traslado para Ananindeua é a primeira e mais longa procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Será na próxima sexta-feira (11). A prefeitura tem menos de uma semana para dar solução, antes da romaria que leva a santa a diversos bairros do município. Também é uma romaria que concentra muitos ciclistas e corredores. Caso não haja solução a tempo, pode ser preciso alterar o trajeto do evento.

Roberto Nunes é vendedor de açaí e morador da área. Diz que, há cerca de uma semana, trabalhadores da prefeitura fizeram reparos na via. Mas foram consertos paliativos. Ele aponta que a tubulação subterrânea costuma romper com frequência, pois não dá conta do fluxo de água. A chuva terminou de destruir o que já estava em condições precárias. E ninguém voltou para recomeçar as obras.

"Nessa última chuva, alagou tudo. Um ciclista, um carro e uma moça caíram no buraco. Mas não é só esse buraco que abre de vez em quando. Na rua Lobão da Silveira também tem uma falha, que sempre abre quando chove ou quando a tubulação não aguenta. Sempre está sinalizado com um pau. E a santa passa por aqui. Estamos querendo saber como vai ficar", questiona Roberto.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informou que está trabalhando para finalizar o quanto antes os serviços no município e garante que, até o dia da procissão, o Traslado ocorrerá com toda tranquilidade e segurança.