MENU

BUSCA

UFPA lança nova versão de app que auxilia idosos com Alzheimer

Aplicativo "MemoryLife" trabalha funções cognitivas

Redação Integrada

Está disponível à todos a nova versão do aplicativo de celular "MemoryLife",  um app paraense, criado por uma professora e dois estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vem sendo utilizado por pessoas idosas para auxiliar no tratamento do Mal de Alzheimer. O jogo ajuda os pacientes a trabalharem suas funções cognitivas. A ferramenta, chamada "MemoryLife" pode ser baixada gratuitamente.

O trabalho das funções cognitivas contribui para retardar a evolução da doença. Dessa forma, as pessoas idosas permanecem independentes em suas atividades do dia a dia. "O idoso entra em contato com esse tipo de tecnologia e acaba sendo inserido digitalmente. Muitos deles estão interessados em se apropriar desse tipo de tecnologia ou até mesmo já a utlizam com outras finalidades", afirma a professora Kátia Omura, que integra a equipe de criação do "MemoryLife".

Além de Kátia, atuam no grupo a aluna Alanna Ferreira, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) e o estudante Ailson Freire, do curso de Engenharia da Computação. O aplicativo apresenta-se como uma tecnologia relativamente barata e acessível à população, tendo um maior alcance.

O aplicativo reúne jogos de memória e lógica, com diferentes níveis, que remetem às atividades diárias dos idosos.

Uma atualização do MemoryLife será testada por pacientes da Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa Nosso Lar Socorro Gabriel e por integrantes da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz-PA).