MENU

BUSCA

UFPA faz campanha solidária de coleta seletiva de vidro

Cooperativas que atuam na UFPA, assim como várias outras, foram drasticamente afetadas pela pandemia. Projeto de extensão tenta compensar, com entregas voluntárias de recicláveis, perdas geradas pela pandemia

Victor Furtado

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou uma campanha para ampliar a arrecadação de vidros, que serão destinados às cooperativas que recebem materiais recicláveis gerados no Campus da Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto. A iniciativa faz parte de uma série de atividades que têm sido desenvolvidas pela Instituição, em enfrentamento à pandemia de covid-19. A instituição conta com a comunidade externa para a campanha. Quaisquer dúvidas podem ser enviadas para coletaseletiva@ufpa.br.

Serão coletados todos os tipos de vidros, com exceção de lâmpadas fluorescentes e comuns, frascos de produtos químicos utilizados em laboratórios, frascos e ampolas de medicamentos. Esses resíduos devem receber tratamento diferenciado, conforme previsto na legislação vigente. No caso de vidros quebrados (cacos), orienta-se que sejam embalados de maneira adequada para que não causem acidentes. Caso os cacos de vidro forem pequenos, deve-se utilizar uma garrafa PET para embalá-los, por exemplo.

Os pontos de coleta serão os 16 coletores verdes já disponíveis nos Locais de Entrega Voluntária (LEV) distribuídos na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto: no Setor Básico (ICB, Fadesp, IG, Ienci, Lapac, RU, Bloco A, Capacit, Ginásio de Esportes, Prédio da Reitoria, Biblioteca Central e Vadião); no Setor Profissional (Laesa – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e Faculdade de Mecânica); e Setor Saúde (Faculdade de Farmácia e Gedai– Faculdade de Elétrica). Há um mapa com todos os pontos.

Clique aqui para acessar o mapa.

Clique aqui para conhecer as cooperativas e entrar em contato direto

Essas medidas fazem parte do projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária da UFPA: percepções dos catadores de materiais recicláveis e da comunidade universitária em consequências das medidas de prevenção contra o coronavírus”. É uma forma de auxiliar cooperativas de catadores que já participavam do projeto e tiveram o trabalho afetado pela pandemia. A UFPA era uma fonte de renda segura pelo volume de resíduos produzidos e organizados para os trabalhadores da reciclagem.

Uma consequência negativa que a pandemia trouxe para a coleta de lixo, não só da UFPA, mas de forma ampla, foi o aumento da destinação inadequada de materiais recicláveis. Inclusive o vidro, que tem sido encaminhado para lixões e aterros sanitários ou se quebrado no meio da rua, gerando risco para animais abandonados e crianças.

Por esses motivos, a campanha foi pensada como um serviço essencial; uma forma de compensação e amenização de problemas pontuais do meio ambiente e da sociedade. A campanha terá caráter excepcional. A duração será proporcional à duração da pandemia.