MENU

BUSCA

Servidores da assistência social de Belém entram em greve contra mudanças na carreira

Categoria protesta contra projetos de lei da Prefeitura de Belém que, segundo os servidores, retiram direitos e afetam a progressão salarial

O Liberal

Acompanhando as mobilizações dos demais servidores municipais, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Sintsuas) decidiu deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira (19), em protesto contra os projetos de lei enviados pela Prefeitura de Belém que, segundo a categoria, impactam diretamente a carreira e a remuneração dos trabalhadores com o novo Estatuto do Servidor. A decisão foi tomada durante assembleia realizada nesta quinta-feira (15), quando a categoria aprovou a paralisação. A medida foi detalhada nas redes sociais da entidade. 

Entre os órgãos afetados está a Fundação Papa João XXIII (Funpapa). “A paralisação ocorre em resposta a projetos de lei encaminhados pela Prefeitura que, segundo o sindicato, retiram direitos históricos dos servidores do SUAS. As propostas impactam diretamente a carreira e a remuneração dos trabalhadores, provocando forte insatisfação na categoria”, detalha o sindicato em uma publicação nas redes sociais.

“Além das mudanças legislativas, o Sintsuas denuncia a precarização das condições de trabalho nas unidades de assistência social. Entre os principais problemas apontados estão a ausência de material pedagógico e de expediente, falta de apoio alimentar e lanche para os trabalhadores, alimentação inadequada para o público atendido nos abrigos, déficit de vigilantes e servidores, além da inexistência de perspectiva para a realização de concurso público”, reforça a entidade.

O sindicato também ressalta que a falta de reajuste e de revisão anual da remuneração aprofunda a desvalorização profissional e afeta diretamente a qualidade do atendimento oferecido à população. “Diante do cenário, o Sintsuas reforça a necessidade de abertura imediata de diálogo e negociação por parte da gestão municipal, com o objetivo de buscar soluções para as pautas apresentadas pela categoria e evitar maiores prejuízos aos trabalhadores e aos usuários da política de assistência social”.

Mobilização

O Sintsuas ainda informou, nas redes sociais, que os servidores da Assistência Social realizarão um ato público na próxima segunda-feira (19), às 8h, em frente à sede da Funpapa, em Belém. A mobilização faz parte das ações organizadas pela categoria diante das mudanças propostas pela prefeitura.

Posicionamento

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que não foi comunicada, oficialmente, por nenhum dos dois sindicatos (Educação e Assistência Social) sobre a possível deflagração de greves.  "A atual gestão da Prefeitura de Belém é marcada pelo diálogo e se mantém aberta a negociações, mas não abre mão das reformas que foram feitas nos estatutos", detalha o comunicado.

"Ambas foram aprovadas na Câmara Municipal e se tornaram leis, que trazem diversos benefícios às categorias citadas. Inclusive com a inclusão de gratificações, que antes não incidiam sobre a Previdência. O que garante uma melhor aposentadoria aos servidores públicos", acrescenta a nota da gestão municipal.