Servidor temporário pede doações de alimentos e produtos para os índios Warao, em Belém
Thyago Rezende conta a ajuda da população para amenizar o sofrimentos dos venezuelanos espalhados na capital
"Todo mês faço essa arrecadação. Não há uma meta a ser arrecadada, porque a necessidade é constante. E, quando acaba, eu peço de novo", diz Thyago Rezende, 39, que atua sozinho na organização e arrecadação de alimentos e materiais para os indígenas da etnia Warao, em Belém.
Thyago é servidor temporário do Estado e começou a fazer arrecadações desde a chegada dos indígenas venezuelanos a capital paraense, em agosto de 2017. "Não tem um grupo, faço sozinho", afirma. "Mais um ano que começa e a situação dos nossos irmãos venezuelanos - homens, mulheres e muitas crianças - continua crítica. Eles estão vivendo na miséria total, em lugares completamente insalubres, com a saúde prejudicada e sem perspectiva de melhora."
As doações são destinadas, principalmente, aos indígenas que estão alojados no bairro da Campina. "As três casas, localizadas na Rua Riachuelo e nas travessas Campos Sales e Frutuoso Guimarães, abrigam, hoje (13), cerca de 160 pessoas", informou Thyago. "Quando os outros abrigos (localizados na Travessa do Chaco, este mantido pelo Governo do Estado, e na Avenida Perimetral, pela Prefeitura de Belém) precisam de materiais, é claro que eu atendo. Mas o meu foco são os abrigados na Campina", destacou.
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO
A campanha começou na sexta-feira (11). "Estou esperando respostas. Eu só uso WhatsApp, porque não tenho rede social. Eu repasso para as pessoas que conheço e saio pedindo. E, até hoje, tem dado certo", completou.
"Também pedimos a doação de redes e mosquiteiros, usados ou novos, pois temos muitas pessoas dormindo no chão e nesse período de chuvas aumenta a quantidade de carapanãs. Quem não puder ajudar com doações, pode ajudar repassando a mensagem", destaca Thyago.
Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com Thyago Rezende pelo celular (91) 98422-2207 ou enviar mensagem via WhatsApp.
LISTA DE ALIMENTOS E PRODUTOS
Alimentação:
- Açúcar
- Arroz
- Biscoito
- Coloral
- Frango
- Goma de tapioca
- Leite
- Macarrão
- Óleo
- Ovos
- Peixe
- Sal
- Trigo com fermento
Higiene pessoal:
- Desodorante
- Escova de dente
- Papel higiênico
- Pasta de dente
- Sabonete
- Shampoo
Material de limpeza:
- Água sanitária
- Balde
- Desinfetante
- Sabão em barra
- Sabão em pó
- Saco de lixo (100 e 200 litros)
- Vassoura
Palavras-chave