MENU

BUSCA

Saiba como prevenir acidentes com gás de cozinha

Confira dicas de como manusear o botijão de gás com segurança

Laís Santana / O Liberal

O manuseio de um botijão contendo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, requer cuidados desde o ato de compra do produto até sua instalação e armazenamento. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a população deve estar atenta a alguns sinais para evitar vazamentos e assim evitar acidentes que podem provocar lesões graves e até a morte. 

O bombeiro Capitão Israel Souza, Perito em Incêndio do CBMPA, explica que existem duas formas de vazamento de gás que as pessoas podem identificar. “Existem os vazamentos de GLP com e sem fogo. O vazamento com fogo a parte visual dele já é um indicativo devido às labaredas. E o vazamento sem fogo a característica que a gente percebe é o odor que é muito forte, característico, indicando que tem vazamento de GLP.” 

Ao perceber o “cheiro de gás”, a primeira medida a ser adotada é identificar o ponto correto por onde o GLP estaria escapando. Geralmente, o vazamento pode ocorrer pelo acendedor do fogão, pela mangueira ou pelo cone de conexão (válvula borboleta) que pode ter um atarraxamento não completo. “a maneira correta Para verificar é pegando uma esponja um pouco umedecida e formando uma pequena espuma que deve ser passada no entorno onde é feita a conexão. Se a gente perceber que dali está saindo borbulha então é esse o ponto do vazamento. Da mesma forma deve ser feito na mangueira ou em outro ponto”, pontua o bombeiro. 

Caso não seja possível identificar o ponto de vazamento, o Capital Israel Souza orienta a ventilar o ambiente. “É importante ventilar o ambiente e deixar que ele passe um tempo de inércia porque o GLP é mais denso que o ar e isso faz com que a percepção dele de vazamento demore um pouco porque ele fica nas partes baixas. Se ventilar e mesmo assim permanecer o cheiro é recomendável que se acione um profissional da companhia que fez o fornecimento do produto para que seja feita a verificação no recipiente, se for o caso.”

O bombeiro ainda ressalta que não é necessário aplicar uma força maior na hora de conectar o botijão de gás ao registro ou utilizar de outros subterfúgios para garantir a vedação do recipiente. “Existem pessoas que tem o costume de bater na válvula com uma chave ou martelo para que fique mais vedado e impeça vazamentos, mas isso não é verdade. No interior do cilindro existe uma borracha que chamamos de ‘o-ring’, no atarraxamento completo essa borracha vai se sobrepor ao ponto da braçadeira, fazendo com que ele tenha a vedação interna completa. Se a pessoa aplicar uma força maior, ela vai romper o ponto da borracha de vedação, causando assim vazamentos”, destaca. 

O CBMPA orienta que o botijão de gás não deve ser colocado em local fechado, abrigo ou embaixo da pia, nem utilizado com pano decorativo em volta do recipiente; não deve ser utilizar o botijão deitado (na horizontal) na tentativa de consumir um pouco mais de gás e nem com o registro e a mangueira fora da validade. 

Em caso de ocorrência, ligue para o Corpo de Bombeiros através do número 193. O atendimento é feito 24h, todos os dias da semana.  

Confira algumas dicas para ter mais segurança na hora de utilizar um botijão de gás: 

- Na instalação: 

Atente para o ponto de aquisição do recipiente, busque adquirir de locais credenciados e fiscalizados pela Agência Nacional do Petróleo e o Corpo de Bombeiros; 

Verifique se o botijão está completamente lacrado e se não tem marcas de deformação no corpo do botijão; 

Confira se o cone de conexão e a mangueira estão dentro do prazo de validade; 

Em uma ocorrência com vazamento de GLP: 

- Se não houver fogo:

Deixe o local ventilado abrindo portas e janelas; 

Evite ligar e desligar interruptores; 

Se possível, tire o botijão de gás do local e levar para uma área aberta; 

Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.  

- Se houver fogo: 

Não tente apagar as chamas, saia do local e imediatamente ligue para o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA)