MENU

BUSCA

Rede de solidariedade ampara famílias afetadas por incêndio em Fátima; saiba como ajudar

Doações são recebidas em sede de escola de samba e na Defesa Civil

Caio Oliveira

Uma rede de solidariedade se formou após um incêndio atingir seis casas no bairro de Fátima na noite desta quinta-feira (13), com pessoas e instituições públicas se mobilizando para ajudar as cerca de 30 moradores que foram diretamente afetados pela destruição causada pelo fogo. Inicialmente, uma análise preliminar do Corpo de Bombeiros no local do incidente constatou que quatro casas foram atingidas, mas segundo a Prefeitura de Belém, a análise da Defesa Civil Municipal e Fundação Papa João XXIII (Funpapa) determinou que seis imóveis foram afetadas, sendo que destes, quatro tiveram perda total.

"Perdi tudo, perda total, até material de trabalho. Eu tinha acabado de sair de casa pra jogar bola, mas quando cheguei na arena, foram me chamar, avisar que minha casa tava pegando fogo. Quando cheguei, já não tinha mais jeito de nada! Não dava pra entrar mais, pra fazer nada. É uma coisa que não imaginamos como agir; vários anos de luta pra, em dez minutos, o fogo vir e te tomar tudo. Não desejo isso pra ninguém. Só fiquei como duas peças de roupas", disse Jairo Medeiros, jovem entregador de 19 anos que foi um dos afetados pelo incidente. Depois do susto e de ver aquilo que foi conquistado com muito suor virar cinzas, as famílias encontraram na solidariedade de desconhecidos um alento para o drama que vivem.

Escola de Samba vira ponto de apoio

A Escola de Samba da Matinha, na travessa Castelo Branco, virou um ponto de coleta para doações encaminhadas às famílias, já que a comunidade não poderia deixar de ajudar os moradores do bairro em um momento tão difícil. "O objetivo aqui é apenas ajudar as famílias, e muitas pessoas afetadas tinham ligação com nossa escola. As pessoas podem vir aqui, doar roupas, sapatos, mantimentos, materiais de higiene, para ajudar como puderem. A palavra que se fala muito no mundo hoje e solidariedade, e nesse momento onde estamos enfrentando uma pandemia, onde muita gente se foi, o sentimento que fala mais alto é esse. Além desse momento difícil que o mundo inteiro passa, nossos amigos tiveram mais essa tragédia, então, nada mais justo que abrir a escola para receber essas doações", disse Rodolfo Trindade, presidente da Escola de Samba.

"Isso faz a gente se sentir amado. Mesmo que tenhamos perdido tudo, isso dá força pra gente crescer, sabe? A gente fica sem força pra continuar, mas essa ajuda, dá um ânimo novo pra gente", reforçou Jairo, o jovem entregador que estava no barracão da escola de samba ajudando a separar as doações.

Defesa Civil e Funpapa atuam no suporte aos atingidos pelo incêndio

Segundo a Prefeitura de Belém, a Defesa Civil Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (14), o atendimento às famílias vítimas do incêndio. Os agentes municipais fizeram o levantamento dos danos e o cadastramento das famílias atingidas. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) também cadastrou e credenciou as famílias nos benefícios sociais.

“A Defesa Civil fez a avaliação estrutural dos danos e identificou o número de pessoas existentes em cada família. Após a avaliação das estruturas, iremos emitir os laudos e encaminhar para a Funpapa e, assim, habilitar as famílias a receberem os benefícios”, explicou a Presidente em exercício da Comissão Municipal de Defesa Civil, Leliane Pompeu.

Doações

As doações para as famílias podem ser feitas na Igreja Evangélica Graça de Deus, localizada na rua Diogo Moia, nº 1852, entre as travessas Três de Maio e Antônio Baena, no bairro de Fátima, e na sede da Defesa Civil, localizada na Aldeia Amazônica, das 8h às 14h, no bairro da Pedreira.

No momento, as famílias necessitam de alimentos, roupas, eletrodomésticos, material de limpeza e higiene pessoal.“Abrimos dois pontos para receber doações. Como muitas famílias perderam tudo, eles necessitam de diversos itens” concluiu Leliane. A Escola de Samba da Matinha está recebendo doações no barracão sede, na travessa Castelo Branco, nº 120.