MENU

BUSCA

Procissão luminosa saúda Santa Maria de Belém

Fiéis conduziram imagem da padroeira de Belém e Arquidiocese

Eduardo Rocha

Pessoas de todas as idade saíram, na noite do último domingo (1º) em procissão luminosa pelas ruas do bairro histórico da Cidade Velha para saudar a santa padroeira da capital paraense e da Arquidiocese de Belém: Santa Maria de Belém. Eles conduziram a imagem da santa, a partir da Catedral Metropolitana, no Largo da Sé, pelas rua Dr. Assis e outras vias daquele reduto da cidade, coordenados pelo cura da Sé, cônego Roberto Cavalli. A romaria foi precedida pelo Pontifical Solene presidido pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.

A procissão marcou o encerramento da Festividade de Santa Maria de Belém, iniciada em 25 de agosto e que contou com programação litúrgica na Catedral e cultural em um arraial na frente da igreja. O show de encerramento no arraial foi da cantora Lucinha Bastos.

O cônego Roberto Cavalli destacou no dia dedicado à santa a mensagem é de "gratidão a Deus por mais uma festa em honra a Santa Maria de Belém e esse agradecimento vai a todas as pessoas que colaboraram conosco, sejam patrocinadores da festa sejam aqueles que trabalharam nas equipes  que formam essa Festividade, em particular ao grupo Arautos do Evangelho (SP) que vieram abrilhantar a nossa festa". Os Arautos do Evangelho participaram da missa e da procissão.

Cavalli ressaltou que dom Alberto Taveira pontuou na Homilia "Maria é muito forte na nossa vida, na nossa missão e que a cada dia nos coloca para seguirmos o seu exemplo para alcançarmos, com Jesus, a nossa salvação".  A Festividade, com o tema "Maria de Belém, Estrela da Evangelização" , convoca os fiéis a continuar a missão evangelizadora do Cristo. 

Ao longo da Festividade, a  Catedral Metropolitana registrou a presença do cardeal dom Cláudio Humes de bispos de dioceses de municípios do interior do Estado. Com orações e cânticos, a procissão luminosa passou em frente à Igreja de São João Batista, que  foi a primeira Catedral de Belém, quando a Arquidiocese foi criada.  Outro lugar visitado pelos fiéis na romaria foi a Capela do Palácio do Estado, dedicada à Santa Maria de Belém e foi de lá que se iniciou a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.