Procissão em louvor a Nossa Senhora da Graça reúne centenas de fieis em Belém
Fiéis percorreram o Largo da Sé, no centro histórico da capital, onde foi fundada a primeira paróquia da cidade
O marco histórico de Belém foi cenário da procissão em homenagem a Nossa Senhora da Graça, na noite desta terça-feira (9), que reuniu centenas de fieis. A santa é padroeira da primeira paróquia da Cidade de Belém, fundada no bairro da Cidade Velha. O cortejo teve início por volta das 20h, logo após a celebração da missa presidida pelo cônego Roberto Cavalli, cura da Sé, e marcou o encerramento da festividade de Nossa Senhora da Graça, aberta no último dia 5.
A procissão saiu da igreja da Sé e percorreu o Largo de mesmo nome, em torno da Praça Frei Caetano Brandão, atrás do andor que conduzia a imagem de santa. "Nós fazemos parte dessa história dos 402 anos da paróquia, a primeira de Belém, e estar aqui no Dia de Nossa Senhora da Graça é muito emocionante", declarou Kelly Gonçalves, 40 anos, que assistiu à missa ao lado do marido e dos filhos, de 12 e 7 anos, e também acompanhou da procissão.
À frente da procissão, o cônego Roberto Cavalli destacou que, mas do que uma noite de homenagens, a celebração foi de gratidão e alegria para os fieis. "Lembramos-nos quando o anjo disse à Maria: 'Alegra-te, cheia de graça!', e é esta alegria que devemos ter como cristãos e servos de Maria nessa paróquia, promovendo a evangelização e desenvolvendo um trabalho social por meio da igreja. É uma honra celebrar a padroeira de nossa paróquia, Nossa Senhora, que para nós é um exemplo de vida, de 'Sim' a Deus, e que nos convida também a dedicar cada vez mais nosso trabalho missionário a Deus", afirmou.
Evangelização
No local onde hoje está localizado o Forte do Presépio, em frente à Catedral Metropolitana, no Largo da Sé, foi organizada a primeira procissão em honra a Nossa Senhora da Graça. Ali, mais tarde, seria erguida a Igreja da Sé, hoje Catedral Metropolitana. "Aqui começou todo o trabalho de evangelização nessas terras", observou cônego Roberto. A Paróquia Nossa Senhora da Graça reúne cinco setores de missão atuantes na evangelização.
Edilson e Rosinete Rodrigues levaram a neta de apenas três anos no colo durante a procissão. "Assim como fomos apresentados à Igreja Católica um dia, hoje estamos apresentando a Igreja a nossa neta", afirmou Edilson.
Sobre o tema da festividade deste ano - 'Com Maria anunciamos o Evangelho do seu Filho Jesus' - o vigáro paroquial, padre João Paulo Dantas, destacou que a Igreja, como foi concebida, nasceu exatamente do anúncio do Evangelho por Jesus Cristo. "Daí a missão de anunciar o Evangelho, a salvação em Cristo ao mundo. "Isso é irrenunciável, não podemos ser Igreja sem reconhecer que nós nascemos da evangelização e também a temos como missão".
Palavras-chave