Praias em Outeiro registram movimento razoável neste feriado
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de três mil pessoas ocuparam a faixa de área que vai da praia Grande até a praia do Amor.
Um dos destinos escolhido por muitos banhistas no feriado do Dia de Finados, nesta terça-feira (2), foi a Praia Grande, no distrito de Outeiro, em Belém. Nem mesmo o tempo nublado e a chuva durante a tarde impediram os visitantes de aproveitar o dia no balneário. Para os comerciantes que trabalham no local o movimento durante o feriado prolongado foi dentro do esperado.
A facilidade de acesso e a proximidade com o centro de Belém levou a família do funcionário público Antônio Lemos e mais um grupo de amigos, todos moradores do bairro do Jurunas, a escolher a Praia Grande como destino para passar o dia de folga. "Escolhemos aqui porque é mais acessível, também tem as condições de transporte. Viemos hoje aproveitar o dia, relaxar um pouco", afirmou. O movimento de banhistas surpreendeu Lemos. "Estou achando bem tranquilo, até comentei com a minha esposa que eu pensei que hoje estaria mais agitado."
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o movimento na praia foi razoável, ficando mais intenso na parte da tarde, com cerca de três mil pessoas ocupando a faixa de areia que vai da Praia Grande até a Praia do Amor. Durante todo o feriado, de sábado a terça-feira, não foram registradas ocorrências de gravidade.
Para Cláudio Sena, a baixa movimentação de banhistas permitiu que ele e a família aproveitasse o dia com mais segurança. “Esse é um dia maravilhoso para relaxar e para ter mais tranquilidade já que a pandemia está mais controlada, estamos avançando com a vacinação, então ficamos mais tranquilos. Mesmo assim nós estamos mais aqui fora para fugir de aglomeração.”
Quem também aproveitou o feriado para faturar foram os barraqueiros que trabalham na região. Samuel Costa é proprietário de uma das barracas da Praia Grande há mais de 25 anos. Após ter as atividades suspensas duas vezes devido à pandemia, ele fez um balanço positivo do feriado. “O movimento está bom, se não houvesse o feriado o movimento seria bem menor para uma terça-feira, mas a casa está cheia, então eu fico feliz com isso.”
Costa ainda avaliou que a presença das pessoas nas praias é importante para o movimento do comércio. “Nós passamos algum tempo fechados por conta da pandemia, enfrentando muitas dificuldades e ficando com muitas dívidas. De lá pra cá as contas já começaram a equilibrar. Isso é muito importante porque melhora para todos nós, não só o proprietário da barraca como também as pessoas que estão com a gente, os nossos colaboradores. O feriado prolongado são dias a mais para ganhar dinheiro”, pontuou.
Para o vendedor de moda praia, Waldir Martins, o resultado das vendas durante o feriado prolongado foi bom. Chamando a atenção dos clientes com a manequim “Doroteia”, ele oferece seus produtos e ainda facilita o pagamento na hora de fechar uma venda. “Durante o feriado eu vendi umas 20 peças, o que pra mim é um ótimo faturamento. Hoje foi um pouco devagar, acho que o tempo quebrou um pouco o movimento e muita gente já foi embora, mas no domingo e na segunda deu pra vender bem”, comemorou.
Palavras-chave