Praça Waldemar Henrique será revitalizada em parceria com a Federação do Comércio
Prefeitura de Belém e a Fecomércio/PA pretendem transformar praça Waldemar Henrique em um espaço de lazer para toda a família
A praça Waldemar Henrique, localizada no bairro do Reduto, passará por uma revitalização pelo programa Praça Viva. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Belém e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio/PA) que assinaram um termo de cooperação na tarde de terça-feira (9).
A iniciativa inédita busca parcerias entre órgãos públicos e empresas privadas para requalificar e manter os espaços públicos da capital, devolvendo às famílias locais áreas de convivência e lazer.
Com o termo, o Serviço Social do Comércio (Sesc), ligado ao Sistema Fecomércio, passa a ser responsável pela gestão e manutenção da praça pelo prazo inicial de 10 anos — com possibilidade de prorrogação por mais uma década. O Sesc será responsável pela limpeza, reforma da concha acústica e instalação de uma tenda de circo para atividades culturais e educativas.
Segundo o prefeito de Belém, Igor Normando, a parceria é estratégica para transformar a praça em um espaço de lazer para toda a família. “Faz parte do nosso programa Praça Viva, que busca parceiros para requalificar as praças existentes em Belém, garantir manutenção e devolver à população um espaço de lazer. O Sesc tem sido um parceiro fundamental em grandes causas e, para nós, é motivo de orgulho contar com esse apoio. Estamos escrevendo juntos uma nova página da nossa cidade”, declarou.
O Sesc e a Fecomércio manifestaram interesse em ampliar a parceria para a requalificação do Boulevard da Gastronomia, ampliando os benefícios do Praça Viva para outros espaços públicos da cidade.
Sob a gestão do Sesc, a praça será transformada em um polo de cultura, lazer e cidadania, além de ser ocupado com ações gratuitas voltadas à comunidade, reafirmando sua vocação cultural e musical.
O presidente da Fecomércio Pará, Sebastião de Oliveira Campos, ressaltou a importância social do projeto. “O Sesc representa o compromisso do Sistema Fecomércio com a educação e a cultura. Assumir a gestão da Praça Waldemar Henrique é oferecer um espaço qualificado para a população, com eventos gratuitos que valorizam a cidadania e o convívio comunitário.”
Praça Viva — O programa permite parcerias entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil para a adoção de espaços públicos, com objetivo de promover a conservação, cultura e sustentabilidade de praças e áreas verdes de Belém.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo programa estão a valorização e revitalização de espaços públicos, o estímulo à responsabilidade social da iniciativa privada, a redução de custos com manutenção para o município, a melhoria da qualidade de vida da população, a instalação de mobiliário urbano, pontos de hidratação, lixeiras e áreas de lazer, além da realização de eventos culturais e ações comunitárias.
A Praça Waldemar Henrique homenageia o maestro, pianista e compositor Waldemar Henrique, um dos maiores nomes da música paraense. A nova unidade contará com elementos arquitetônicos que dialogam com o universo musical e será palco de apresentações artísticas, oficinas, atividades educativas e eventos comunitários.
O titular Fábio Rodrigues da Secretaria Executiva de Desoneração e Parcerias, responsável pela coordenação do programa Praça Viva, destacou que a parceria é um exemplo de gestão compartilhada. “Estamos entregando um espaço urbano a uma instituição reconhecida nacionalmente pela qualidade de seus projetos culturais e educativos, além de desonerar os cofres públicos. Essa é a nova forma de cuidar da cidade”.
A diretora regional do Sesc no Pará, Heloiva Távora, destacou o papel social da instituição na promoção da cultura: “O Sesc tem como missão contribuir para o bem-estar da população e a cultura é uma ferramenta essencial nesse processo. Assumir a gestão da Praça Waldemar Henrique é mais uma oportunidade de democratizar o acesso à arte, à educação e ao lazer, valorizando a memória e a identidade da nossa cidade”.
Palavras-chave