MENU

BUSCA

Por falta de vacinas, Ananindeua suspende calendário de primeira dose

Nesta quinta (08), o município vai seguir apenas com a aplicação da segunda dose

João Thiago Dias / O Liberal

Por falta de imunizantes suficientes, o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, suspendeu a continuidade do calendário da primeira dose. Com isso, nesta quinta-feira (08), será aplicada apenas a segunda dose da Astrazeneca e da Coronavac.

"Em razão da falta de vacinas suficientes, está suspenso o calendário com a primeira dose da vacina contra a covid-19 no município de Ananindeua. A continuidade do calendário de vacinação sempre ocorre à medida que novas doses chegam", explicou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A segunda dose da Astrazeneca segue até sexta-feira (09), destinada ao público de 53 a 58 anos com comorbidades e de 59 anos sem comorbidades. Das 08 às 13h, na Paróquia Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova 6, e na Igreja Universal, em Águas Lindas.

Já a segunda dose da vacina Coronavac está destinada apenas para quem tem de 53 a 58 anos sem comorbidades. Também disponível até a próxima sexta, das 8h às 13h, na Paróquia Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova 6.

"É importante destacar que a segunda dose deve ser da mesma vacina aplicada na primeira dose. Portanto, quem tomou a primeira dose deve procurar o posto de vacinação com doses da mesma vacina aplicada na primeira e apresentar o RG, CPF e o cartão de vacinação", frisou a Sesau.

Nesta quarta (07), Ananindeua aplicou a primeira dose em pessoas com 33 anos completos sem comorbidades. De janeiro até o momento, 249.947 mil doses já foram aplicadas, sendo 183.034 de primeira e 66.913 de segunda.

Grupos remanescentes

De acordo com a titular da Sesau, Dayane Lima, após a vacinação das pessoas com 30 anos completos sem comorbidades, o município vai vacinar quem perdeu o calendário de vacinação por algum motivo.

“Já estamos organizando o retorno dos grupos remanescentes ao nosso calendário, que vai ocorrer após a vacinação das pessoas com 30 anos completos sem comorbidades e com a chegada dos próximos lotes de doses ao município”, confirmou Dayane Lima.