MENU

BUSCA

Parque do Utinga recebe Caminhada pela Adoção 2026

Programação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por meio da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém

Cira Pinheiro

O Parque Estadual do Utinga, em Belém, recebeu na manhã deste domingo (31/05) a “Caminhada pela Adoção 2026”. Promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por meio da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém, a programação faz parte das ações do Mês da Adoção.

Segundo o Tribunal, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da adoção legal e responsável, além de reforçar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

Veja mais

Adoção: novo aplicativo amplia busca ativa de crianças e adolescentes
Iniciativa do CNJ permite que pretendentes tenham acesso a informações

Senado aprova projeto que amplia licença-parternidade para 20 dias; vai à sanção
A licença será concedida ao empregado, com remuneração integral, por nascimento de filho, adoção ou guarda judicial para fins de adoção

Entre os presentes no evento estavam as advogadas Carina Nassar, de 30 anos, e Camila Teixeira, de 44, que tinham o sonho de ter um filho. Elas iniciaram o processo de adoção e, em cerca de nove meses, já estavam com a pequena Mariana nos braços.

“Nos habilitamos junto à 1ª Vara da Infância e Juventude e seguimos todas as etapas, entregando a documentação necessária e participando dos cursos exigidos. Com o tempo, recebemos uma ligação da psicóloga que acompanhava o nosso processo. Ela nos informou que havia uma princesinha esperando por nós”, relatou Carina.

Ela conta que todo o processo durou mais rápido do que esperavam. “Ficamos até surpresas, porque sempre ouvimos dizer que a adoção demora muito tempo”, relatou.

Para Camila Teixeira, o que faz demorar é o “excesso de critérios” por parte das pessoas que querem adotar uma criança. “Quanto mais criterioso é o perfil da criança que você deseja, mais restrito, mais demora. Então, a adoção não é o que demora, são as nossas exigências”, avalia.

As pessoas interessadas em iniciar o processo de habilitação para adoção devem procurar a Vara da Infância e Juventude de sua comarca, apresentar a documentação exigida e participar das etapas preparatórias previstas na legislação.

A "Caminhada pela Adoção 2026"  conta o apoio do Ministério Público do Pará, Cruz Vermelha Brasileira, Defensoria Pública do Estado do Pará, cooperativa Sicoob Coimppa entre outros