ParáPaz mantém inscrições abertas para curso de Libras voltado ao atendimento ao público
Capacitação gratuita foca em comunicação inclusiva e atendimento ao público, com aulas práticas na própria sede
A Fundação ParáPaz, localizada em Belém, mantém inscrições abertas para um curso rápido e gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, marcando a primeira vez que esta formação, que visa ampliar a inclusão e o atendimento ao público, ocorre na sede da instituição na capital paraense.
Com foco na prática e no aprendizado interativo, o curso utiliza materiais de apoio e recursos audiovisuais. O principal objetivo é preparar os participantes para situações básicas de comunicação e convivência com a comunidade surda.
A Importância da Comunicação Inclusiva
De acordo com o professor Edielson Brandão, especialista em Educação Inclusiva, a proposta da Fundação ParáPaz é simples, prática e necessária. “O objetivo do curso é fazer com que as pessoas tenham uma comunicação mais inclusiva. Existe uma necessidade real dessa comunicação, principalmente com a comunidade surda, seja num atendimento ou até mesmo na rua”, explica Brandão.
Dinâmica das Aulas e Local
As aulas, que totalizam quatro encontros, acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30. A condução é dinâmica, com prioridade para a prática. “Começamos com a parte teórica, mas logo partimos para a prática. No início, os alunos aprendem sinais básicos como ‘oi’, ‘bom dia’ e ‘boa tarde’, que são justamente as expressões mais usadas no dia a dia, especialmente no atendimento ao público. Com o tempo, vamos aprofundando um pouco mais”, destaca o professor Brandão.
Embora outras unidades da Fundação ParáPaz já tenham ofertado o curso de Libras, esta é a primeira vez que a formação é realizada na sede da instituição, em Belém.
Procedimentos para Inscrição
As inscrições seguem abertas até segunda-feira (02) e podem ser feitas até o início da aula, às 8h30, para que o aluno já participe da turma no mesmo dia.
Até sexta-feira (30), as inscrições são presenciais na Unidade Social e Profissional ParáPaz, localizada na Avenida José Bonifácio, nº 267, entre Domingos Marreiros e Antônio Barreto. O atendimento para inscrição ocorre das 9h às 12h.
Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência;
- Endereço de e-mail;
- Telefone para contato.
As vagas são limitadas.
Palavras-chave