MENU

BUSCA

Ônibus pega fogo no dia em que passagens são gratuitas em Belém; veja imagens

Testemunhas relatam que fogo começou após curto-circuito e se espalhou em poucos minutos

Jéssica Nascimento e Saul Anjos

O incêndio que destruiu completamente um ônibus na tarde deste domingo (26/04), nas proximidades da Praça da República, no centro de Belém, teria começado com um problema elétrico, segundo relatos de testemunhas que presenciaram o momento em que as chamas se intensificaram.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o incêndio foi controlado e não houve vítimas.

O comerciante Manoel Sena, de 45 anos, estava próximo ao local acompanhado do sobrinho, Anthony Sena, e contou como tudo aconteceu. De acordo com ele, o motorista percebeu o problema ainda no início e tentou agir rapidamente para evitar que o fogo se alastrasse.


“Primeiramente, ele parou o busão, aí depois ele saiu já com o extintor. Tinha três pessoas apenas. Desceram e foram tentar conter o fogo. Não era fogo ainda, era só curto-circuito no ônibus”, relatou.

Apesar da tentativa inicial, o problema se agravou em questão de minutos. Manoel conta que, ao se aproximar, ouviu do próprio motorista que a situação estava saindo do controle.

“Quando eu cheguei lá, ele disse: ‘mano, trancou aqui o ônibus, esquentou o motor e tá pegando fogo’. Ele pegou o extintor e não conseguiu apagar o incêndio”, afirmou.

Segundo o comerciante, o momento crítico ocorreu quando o fogo entrou em contato com o óleo do veículo, acelerando drasticamente a propagação das chamas.

“Quando pingou três gotas de óleo com fogo, foi na hora que já não dava mais. Começou pesado mesmo o fogo”, disse.

Em poucos minutos, o ônibus foi completamente consumido. “Foi muito rápido. Em dois, três minutos o ônibus pegou fogo totalmente, tipo explosão. Não teve como a gente fazer nada”, completou Manoel.


Apesar da intensidade do incêndio e da grande quantidade de fumaça, que podia ser vista a quilômetros de distância, não houve registro de feridos.


O caso chamou mais atenção por ter ocorrido em um dia em que a passagem de ônibus na capital paraense estava gratuita para a população.

Equatorial atua para garantir segurança durante incêndio de ônibus

A Equatorial Pará informou que esteve no local do incidente com um ônibus em chamas, na tarde deste domingo (26), em Belém, como medida de prevenção e segurança.

Segundo a concessionária, a atuação teve como objetivo eliminar possíveis riscos elétricos e garantir condições seguras para o trabalho das equipes de emergência, incluindo o Corpo de Bombeiros.

Conforme a Equatorial, o fornecimento de energia permaneceu normal durante toda a ocorrência.

A Equatorial Pará também declarou que segue à disposição para colaborar com os órgãos competentes e reforçou o compromisso com a segurança da população e a confiabilidade do sistema elétrico.