MENU

BUSCA

Ônibus elétricos podem rodar como reforço de frota ainda esta semana em Belém; entenda

Os veículos passam por sucessivos testes para a integração ao sistema de transporte público da cidade

Camila Guimarães

Nesta segunda-feira, 9, novos testes envolvendo os ônibus elétricos foram realizados em Belém, com o objetivo de medir o desempenho dos veículos para sua integração ao sistema de transporte público da cidade. A expectativa da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) é, ainda esta semana, que os ônibus elétricos circulem como reforço de frota em horários de pico.

O teste realizado nesta segunda-feira teve como objetivo a análise do desempenho dos ônibus quanto à duração da bateria e ao tempo de percurso. Atualmente, o único ponto de recarga dos ônibus funciona no terminal do Mangueirão. Cada veículo leva em torno de duas horas e meia para o total carregamento, garantindo até 250 km de rodagem. Participaram do teste, que saiu do Mangueirão até o terminal de São Brás, técnicos da Semob e da empresa fabricante dos veículos.

VEJA MAIS

Justiça garante à Prefeitura posse de área na Vila da Barca, em Belém
A ocupação da área pelo estaleiro estava inviabilizando os avanços da segunda etapa de construção do conjunto habitacional da Vila da Barca, que somente nesta fase vai beneficiar 120 famílias da comunidade local

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: ato na praça da República marca 2 anos da tragédia
Familiares das vítimas e sobreviventes do acidente cobram celeridade no processo de responsabilização dos acusados

Ministro Jader Filho destaca novos investimentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ no Pará
Ele esteve na sede do Grupo Liberal e detalhou os números do programa habitacional, que ganha novas unidades em Santarém nesta semana

"O objetivo é aferir a velocidade no corredor, verificar os pontos de parada, o tempo de demora no semáforo, se vai ter um fluxo maior de veículos na canaleta, quanto tempo teremos de pontos de atraso, mas, o mais importante ainda, o quanto nós vamos estar consumindo de bateria. Nós já temos uma estratégia de operação de recarga e esperamos validá-la nesses testes", explicou a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges.

A titular da Semob também detalhou que, a princípio, os estudos que estão sendo feitos têm o objetivo de implementar os ônibus elétricos como uma linha expressa, para rodar apenas na canaleta do BRT (Bus Rapid Transit), fazendo o percurso Mangueirão - São Brás. Posteriormente, novos estudos avaliarão a viabilidade de percursos fora da pista expressa.

"Esse ônibus pode rodar tanto dentro quanto fora da canaleta. Nossos primeiros testes é uma linha expressa que vai do Mangueirão até o terminal de São Brás, principalmente naqueles horários de pico, para fazer as análises de desempenho. Com a consolidação desses testes, queremos avançar com uma outra linha experimental, que rodará fora da canaleta", anuncia.

Ana Valéria Borges adiantou que, ainda esta semana, a Semob planeja fazer um teste envolvendo o público: "A ideia é colocar para circular como um reforço de frota nos horários de pico, entre 6h e 9h e entre 16h e 19h30", projeta.

O instrutor técnico operacional da empresa fabricante dos veículos, Fabrício Souza, detalha os grandes diferenciais dos novos ônibus: "Ele é um ônibus elétrico, 100% a bateria, tem capacidade para operar 250 km com uma recarga, tem piso baixo total, pé-direito alto, ar-condicionado, tomadas USB em todos os assentos, Wi-Fi. É um modelo que favorece muito a questão da acessibilidade, porque não tem degraus nem para entrar, nem na extensão do carro até a saída. Além disso, ele oferece conforto sonoro porque não tem barulho de motor".