MENU

BUSCA

Novo Mercado da Pedreira é entregue a mais de 400 trabalhadores

Totalmente reformado e revitalizado, o novo Mercado da Pedreira beneficia ainda 60 mil pessoas que fazem compras no local.

O Liberal

Mais de 400 trabalhadores voltaram, nesta quinta-feira, 27, aos seus locais de trabalho, a Prefeitura de Belém devolveu aos permissionários o novo Mercado da Pedreira, reformado e revitalizado. A inauguração era aguardada há pelo menos três anos por moradores e permissionários, que estavam em uma feira improvisada enquanto esperavam a conclusão da obra, que não avançou na gestão anterior.

A vida mudou para Daniel da Silva, que trabalha como peixeiro no Mercado da Pedreira desde os 10 anos. Ele criou seus três filhos vendendo dourada, pescada amarela e filhote de terça-feira a domingo. “Hoje eles já são adultos, todos formados”, conta, orgulhoso. Aos 70 anos, morador do bairro e figura conhecida dos fregueses, ele soma seis décadas de trabalho no Mercado da Pedreira.

“Pela primeira vez em todos esses anos eu vejo uma obra dessa magnitude. O mercado está digno do que a Pedreira merece”, afirma.

Daniel é um dos trabalhadores diretamente beneficiados pela reforma e revitalização do espaço, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Governo do Pará.

A cerimônia de entrega do novo espaço foi conduzida pelo prefeito Igor Normando e pelo vice-prefeito Cássio Andrade e contou com a participação do titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcom), André Cunha, entre outras autoridades.

“A gente sabe o quanto os trabalhadores penaram na feira provisória, um local insalubre. Vocês mereciam essa obra entregue com qualidade, requalificada, digna de cada trabalhador e trabalhadora”, disse o prefeito. “Nós dissemos que até o primeiro ano de mandato entregaríamos essa obra completa e digna da população da Pedreira e da nossa cidade. O sentimento é de dever cumprido”, completou.

Em seis meses, o espaço, conhecido pela venda de peixes, camarões, carne, açaí, hortifrúti e mariscos, passou por uma transformação completa. O telhado foi substituído por telhas termoacústicas, garantindo melhor conforto térmico. Brises de ventilação foram instalados em toda a lateral do Mercado. O piso, agora em korodur, foi totalmente refeito, assim como as bancadas, que ganharam acabamento em granito.

Por orientação da Vigilância Sanitária, o box de açaí, onde o fruto é batido, foi totalmente fechado com vidro, evitando contato com o ambiente externo. Todos os banheiros foram reconstruídos e um novo sistema de combate a incêndio foi implantado.

“É um mercado totalmente novo”, avalia Daniel. “Isso aqui é um luxo. Antes da reforma era muito sujo, passava rato, não tinha higiene. A gente tinha até vergonha dos clientes”.

O sentimento do trabalhador é compartilhado pelo também peixeiro Alex Vieira, de 39 anos. Segundo ele, a nova estrutura trouxe dignidade ao trabalho e confiança aos fregueses.

“A reforma melhorou muito. Antigamente tinha rato, não era limpo. Agora a gente não tem do que reclamar. E os clientes gostaram. Desde que voltamos para cá, há cerca de um mês, minhas vendas aumentaram por causa da beleza do mercado”, relata, satisfeito.

Para o titular da Sedcom, a revitalização vai além do impacto econômico para os permissionários. Ele destaca que o mercado movimenta e facilita a rotina de mais de 60 mil pessoas que fazem compras no local, além de “beneficiar a vida de praticamente toda a população de Belém, porque graças a essa inauguração foi possível realizar a desobstrução total da Pedro Miranda proporcionando para cada morador de Belém o direito de ir e vir com tranquilidade e facilidade”.

A entrega do Mercado da Pedreira ocorre um mês depois do lançamento do Complexo da Pedreira, também totalmente revitalizado, trazendo modernidade, dignidade e infraestrutura aos moradores do bairro.

Palavras-chave