Natal deve ser de tempo nublado e com chuvas na Região Metropolitana de Belém e em parte do Pará
A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Sema).
Quem vai celebrar o Natal na Região Metropolitana de Belém e em diversas regiões do Pará deve se preparar para um feriado marcado por nebulosidade e ocorrência de chuvas, principalmente no período da tarde e da noite. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Sema).
De acordo com o meteorologista José Raimundo Abreu de Sousa, do Inmet, a véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, será de céu predominantemente nublado em Belém e nos municípios da Região Metropolitana, com possibilidade de chuvas a partir da tarde. Segundo ele, há grande chance de que a noite de Natal seja acompanhada por chuva fraca persistente, que pode se estender das 19h até por volta das 22h ou 23h.
“É aquele chuvisco que persiste durante a noite, provocado pela grande quantidade de nebulosidade associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul e à circulação atmosférica em altos níveis”, explicou o meteorologista.
No dia 25 de dezembro, o cenário se mantém. A previsão indica céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuva inclusive pela manhã. As temperaturas máximas devem apresentar leve declínio, ficando entre 30 °C e 32 °C, cerca de dois a três graus abaixo do registrado em dias mais ensolarados. As mínimas devem ficar em torno de 23 °C na Região Metropolitana de Belém.
No interior do Pará, a previsão também é de um Natal chuvoso. Segundo o Inmet, regiões como Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos e todo o Baixo Amazonas devem registrar céu encoberto e chuvas tanto na véspera quanto no dia de Natal.
No Alto Tapajós, incluindo áreas como Novo Progresso, o tempo permanece instável, com chuvas frequentes e possibilidade de precipitação inclusive durante a madrugada. Nessas áreas, as temperaturas podem cair entre três e quatro graus.
Já no sul e sudeste do Pará, em municípios como Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, o céu deve permanecer nublado a encoberto, com poucas horas de sol e ocorrência de chuvas nos dias 24 e 25.
A exceção fica por conta de áreas restritas do nordeste paraense, especialmente no litoral. Em cidades como Bragança, a previsão aponta céu nublado, mas com pouca ou nenhuma chuva, segundo o Inmet.
Influência da La Niña e padrão típico de dezembro
O boletim especial da Sema reforça que as condições meteorológicas no estado estão fortemente influenciadas pelo fenômeno La Niña, pelo aquecimento das águas do Atlântico Tropical Norte e pelo padrão atmosférico típico do mês de dezembro, que favorece a formação de nuvens carregadas.
Na Região Metropolitana de Belém, a Sema prevê pancadas de chuva moderada a forte e trovoadas isoladas durante a tarde do dia 24, com possibilidade de chuvas persistentes à noite. No dia 25, a manhã deve ser nublada, com chuvas leves isoladas, e novas pancadas ao longo da tarde e da noite. As temperaturas devem variar entre 23 °C e 31 °C.
O mesmo padrão se repete em regiões como Marajó, Nordeste Paraense, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas, com maior intensidade das chuvas no período da tarde, podendo se estender para a noite.
Atenção para quem vai celebrar ao ar livre
Com a previsão de tempo instável, os órgãos de meteorologia orientam que a população fique atenta, especialmente quem pretende realizar confraternizações ao ar livre ou viajar durante o feriado. Apesar das chuvas, o cenário é considerado típico da estação chuvosa amazônica, sem indicativo, até o momento, de eventos extremos generalizados.
O Natal no Pará, mais uma vez, deve ser celebrado sob céu nublado, clima abafado e com a presença frequente da chuva, marca registrada do mês de dezembro na região.
Palavras-chave