MENU

BUSCA

Na véspera das eleições, trânsito na saída de Belém é intenso, mas fluído

Apesar do grande movimento, há poucos pontos de lentidão na BR-316

Lucas Costa

Na véspera das eleições municipais, o movimento de saída da capital paraense em direção ao interior do Estado apresenta trânsito intenso na manhã deste sábado (14), mas com poucos pontos de lentidão. O movimento já era esperado, devido à quantidade de moradores de Belém e Região Metropolitana cujo domicílio eleitoral são cidades do interior.

Na barreira do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), na BR-326, até o final da manhã deste sábado não havia registros de acidentes ou outro tipo de ocorrência, segundo informado pelo agente de trânsito Vinicius Abreu.

O tráfego na barreira era intenso ao longo da manhã, com média de 50 a 60 veículos por minuto. O agente informou ainda que a expectativa é que o fluxo de saída diminua ao longo do dia, sendo menor ainda na manhã do domingo de eleição (15). Quanto ao movimento de retorno à capital, o agente já prevê que o maior fluxo deve ser na tarde do domingo.

Operações

Ao longo do domingo (15), agentes do Detran atuarão na "Operação Eleições 2020". As equipes do órgão de trânsito auxiliarão no fluxo e na segurança viária às proximidades dos locais de votação e apuração de votos. A operação volta a ocorrer no dia 29 de novembro, data do segundo turno.

O Detran deve mobilizar 95 agentes de fiscalização em Belém e mais 13 municípios do interior: Abaetetuba, Barcarena, Tucuruí, Marabá, Paragominas, Santarém, Parauapebas, Redenção, Altamira, Itaituba, Castanhal, Capanema e Breves.

A Polícia Rodoviária Federal não realiza operações específicas quanto ao movimento durante as eleições, mas informou à reportagem que há equipes de prontidão tanto na barreira da BR-316, em Benevides; quando policiais de prontidão em suas casas, pronto para atender em casos de alerta.