MENU

BUSCA

Museu Emílio Goeldi suspenderá visitação pública para operação em árvore centenária

A visitação pública será suspensa a partir da primeira semana de fevereiro e deve durar 20 dias

O Liberal

A partir da primeira semana de fevereiro a visitação pública no Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi será temporariamente suspensa. A medida se estenderá até depois do Carnaval devido à operação de rebaixamento da centenária árvore de Guajará (Chrysophyllum excelsum Huber) que compõe a coleção botânica do parque.

VEJA MAIS

 

Pesquisador do Museu Emílio Goeldi ganha prêmio internacional
É a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio, concedido todo ano a cinco cientistas que realizam pesquisas na área da biologia

Nova espécie de ave é descoberta na Amazônia por pesquisadores do Pará
O estudo iniciou em 2013 e foi conduzido por um grupo de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Universidade de Helsinki, na Finlândia

Em 2021, uma parte do vegetal tombou sobre o prédio da Rocinha, prédio histórico do Museu Goeldi, datado de 1879. Após a queda, a equipe da flora do Parque intensificou o monitoramento da árvore. Exames feitos recentemente apontaram a necessidade imediata do rebaixamento da planta que possui 40 metros de altura. 

A operação deve durar cerca de 20 dias, prazo que pode se estender de acordo com variáveis como as chuvas e as condições sanitárias relacionadas a pandemia de Covid-19 e ao recente surto de Influenza. Durante o rebaixamento, o corpo técnico-científico do Museu também desenvolverá experiências envolvendo reprodução vegetativa do Guajará.

[[(standard.Article) Museu Emílio Goeldi lança plataforma digital para imersão na natureza]]