MENU

BUSCA

Coleta seletiva percorre as ruas de Terra Firme e Canudos neste sábado (11)

Trabalho da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis começa nas primeiras horas da manhã

Valeria Nascimento

A equipe da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves) volta às ruas de Belém, nesta manhã de sábado (11),  para coletar novos resíduos sólidos pelos bairros da Terra Firme e Canudos. 

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui. 

Cooperada da Concaves e gestora ambiental, Adriana Fonseca informa que a coleta começará nas principais ruas do bairro da Terra Firme e após seguirá para o de Canudos. "Temos seis equipes de educação ambiental e coleta seletiva. Uma de nossas equipes começará a coleta na avenida Celso Malcher depois seguirá para a rua Roso Danin, Segunda de Queluz e Francisco Monteiro, já em Canudos".

"Nesse período os materiais estão ficando acondicionados por uns dias para poder ser triado, ou seja, na central eles serão separados por tipo de material e então comercializamos. A venda do material é fonte de renda para os cooperados'', afirmou a gestora ambiental.

Em Canudos o quarteirão visitado será o da travessa Francisco Monteiro entre as ruas Américo Santa Rosa e Silva Rosado. "Era um sonho colocar a coleta seletiva aqui na rua e entrei em contato com os meus irmãos e vizinhos, e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Conclaves) foi me orientando sobre os materiais que eles recolhem. Toda semana, eu separo plásticos, papéis, metais, em geral, velhos eletrodomésticos. Com isso a gente diminui a quantidade de resíduos sólidos que vai para o lixo, tornando a cidade bem mais limpa", afirma o professor Luciano Margalho, docente Instituto Federal Pará (IFPA) e parceiro da iniciativa.

No cenário de pandemia da Covid-19, a presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, Débora Baía, faz um apelo sensível à solidariedade das pessoas para que ajudem a proteger a saúde dos catadores e trabalhadores da limpeza pública, da capital paraense.

"Pedimos à população que não coloque junto com os materiais recicláveis ou no lixo comum, as luvas de látex ou de qualquer outro tipo, as máscaras de proteção, lençóis,  lenços de papel, lenços umedecidos, papel higiênico ou objetos utilizados em tratamentos contra a Covid-19, para evitar contaminação de catadores e dos garis da prefeitura'.

SERVIÇO

Interessados em colaborar com a coleta seletiva em Belém podem entrar em contato:

*Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves):

Telefones: (91) 98116-6185 / 988287636.

concaves@gmail.com