MENU

BUSCA

Marinha do Brasil promove o 1º Simpósio sobre Mentalidade Marítima, em Belém

Evento toca temas de interesse do País relacionados ao mar - e ao papel da Marinha do Brasil no desenvolvimento de projetos estratégicos à força naval nacional

O Liberal

A Marinha do Brasil realiza o “1º Simpósio de Mentalidade Marítima” nesta sexta-feira (14/2), em sua sede, no bairro da Cidade Velha, em Belém. O evento vai reunir especialistas militares e a sociedade civil, trazendo importantes personalidades e autoridades de renomado conhecimento de fora da capital, que apresentarão ao público presente assuntos de relevância no cenário nacional.

Em resumo, o propósito do 1º Simpósio de Mentalidade Marítima é o de ampliar o conhecimento da sociedade civil sobre assuntos de interesse do nosso País, em especial os relacionados ao mar, bem como do papel da Marinha do Brasil nesse contexto e do estágio de desenvolvimento de projetos estratégicos para a nossa Força Naval.

VEJA MAIS 

Vem pra Marinha: confira os concursos previstos para 2025
São 20 portas de entrada para aqueles que almejam ingressar na Força Naval

Marinha abre seleção para 33 vagas em Belém, confira prazo de inscrição
Há vagas para níveis superior, médico e técnico 

Número de embarcações irregulares flagradas em 2024 no Pará já é 50% maior que o do ano passado
Superlotação e excesso de cargas são alguns dos problemas detectados nas fiscalizações da Marinha

Segundo a MB, a “Mentalidade Marítima” é o termo relacionado a convicção ou a crença, individual ou coletiva, da importância do mar para a sobrevivência e a prosperidade do nosso País, desenvolvendo na sociedade brasileira hábitos e atitudes de uso racional e sustentável dos recursos marinhos de que dispomos nos nossos Mares e Rios.

Nesse simpósio serão debatidos temas sobre a importância do mar e da pesquisa científica oceânica para a nação brasileira, desafios estratégicos da Oceanopolítica global, o emprego da energia nuclear nos ambientes marítimo e fluvial, dentre muitos outros temas.

Dessa forma, com o intuito de promover discussões e reflexões sobre os desafios, as oportunidades e a importância estratégica do tema, o Simpósio terá como expositores:

    • Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida;

    • Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar;

    • Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante  Ricardo Jaques Ferreira; e

    • Encarregado do Setor de Geopolítica e Coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval (EGN), Capitão de Mar e Guerra Leonardo Mattos.

Além disso, o moderador dos debates que ocorrerá em cada bloco de apresentações será o Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação da EGN, o Capitão de Mar e Guerra William Moreira.

Serviço

Local: Comando do 4º Distrito Naval (Praça Carneiro da Rocha, S/N - Cidade Velha)
Data: 14 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: início às 8h