MENU

BUSCA

Mangueira desaba na avenida Brás de Aguiar, em Belém

A mangueira caiu na manhã desta terça-feira (20)

Vitória Reimão

Na manhã desta terça-feira (20), uma mangueira caiu na avenida Comandante Brás de Aguiar, na esquina com a travessa Benjamin Constant, no bairro de Nazaré, em Belém. A árvore tombou em frente a um prédio, na calçada. A mangueira é considerada jovem e a queda ocorreu por conta das raízes estarem superficiais. Por conta disso, as raízes mais profundas, que dão a sustentação a árvore, não se desenvolveram, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Moradores também dizem que a Equatorial Pará esteve no local para realizar o corte de troncos. Os restos das árvores estão tombados em cima de fiações elétricas, bem próximo ao poste de energia. No momento em que a árvore tombou no local, os galhos da árvore estavam sustentados por cabos dos postes. A população local também informou que a árvore caiu no horário das 8h. 

O morador Edson Moraes estava no local quando a mangueira tombou na calçada e alega que o problema poderia ser evitado. "É como eu sempre digo, tem órgãos responsáveis e competentes para fazer esse tipo de manutenção, mas não vejo realizando esse trabalho, porque, aparentemente, era um vegetal saudável, mas as raízes estavam superfíciais", disse. 

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) informou que não foram acionados para esta ocorrência. 


O chefe da Divisão de Arborização da Semma, Francisco Matias Junior, esteve no local e informou que a árvore é jovem e de médio porte. "Nós nos deparamos com a mangueira tombada. A árvore é jovem, de médio porte e, pela análise técnica prévia, constatamos que ela obteve pouco desenvolvimento de raízes superfíciais, o que prejudicou a sustentabilidade da mangueira. Não tivemos ocorrência de vento forte ou de forte chuvas, foi uma queda natural", explica. 

Já o comunicado enviado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), diz que realiza o serviço de retalhamento, para supressão de árvore nova de médio porte da espécie mangueira. "Ninguém ficou ferido. Nem houve danos materiais a terceiros. De acordo com a análise inicial, a queda foi causada por enraizamento superficial no solo, ou seja, a raiz não se aprofundou o suficiente para garantir a sustentação do vegetal", ressalta. 

"O diretor de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy, explica que esse tipo de problema não é incomum, uma vez que a mangueira não é uma espécie nativa e não se adaptou completamente ao solo de Belém", comunicou o órgão. 

A Equatorial Pará informou, por meio de nota, que árvore caiu sobre a rede de telefonia e que não há clientes sem o fornecimento de energia elétrica no local. "A empresa direcionou duas equipes para auxiliar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no serviço de poda", disse. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador de Cidades)