MENU

BUSCA

Mais de 20 mil testes rápidos de Covid-19 já foram realizados em Belém pela prefeitura

Os exames oferecidos visam fazer um monitoramento do novo coronavírus na cidade

Tainá Cavalcante

Quase 24 mil pessoas já fizeram os testes rápidos para Covid-19 oferecidos pela Prefeitura de Belém (PMB) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na capital paraense. A primeira etapa, que contemplou 22.243 pessoas acima de 15 anos, foi realizada de 13 a 31 de julho e está em processo de análise de dados. A meta era de 30 mil testes, mas 7.757 pessoas que haviam marcado o exame não compareceram.

A segunda etapa das testagens começou no dia 10 de agosto. O programado era que encerrasse no dia 21, mas foi prorrogada até o dia 28 pela baixa procura, principalmente nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Benguí. Essa fase é direcionada a crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Do total de testes oferecidos (3 mil), apenas 1.748 foram feitos. Para os testes restantes (1.252), profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Outeiro e Unidades Municipais de Saúde (UMS) do Bengui, Carananduba, Maracajá, Icoaraci, Maguari e Tapanã farão busca ativa pelo público menos alcançado, seguindo faixa etária, localidade e sexo.

O 'Monitoramento da COVID-19: Um estudo epidemiológico por testagem amostral' feito pela Sesma em Belém tem como objetivo estimar, por meio da aplicação de Teste Rápido para a detecção de anticorpos (IgG/IgM) contra o vírus SARS-CoV-2, o número de pessoas que já entrou em contato com o vírus na cidade. A ideia é que os dados ajudem a gestão municipal a adotar novas estratégias de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.