MENU

BUSCA

Imagem de Nossa Senhora da Graça percorre as ruas da Cidade Velha nesta quinta-feira (9)

Padroeira da Catedral Metropolitana de Belém é celebrada com programação festiva

Redação Integrada

O Dia de Nossa Senhora da Graça, padroeira da paróquia que leva o nome da santa e na qual funciona a Catedral Metropolitana de Belém, transcorrerá nesta quinta-feira (9). Por essa razão, logo após a missa das 18h30, a imagem de Nossa Senhora da Graça será conduzida em Traslado pelas ruas do bairro histórico da Cidade Velha, a partir da Igreja da Sé. A programação será coordenada pelo cônego Roberto Cavalli, cura da Sé.

A data tem um significado de fé e história para os paroquianos e demais católicos, de vez que no local onde está a Catedral Metropolitana foi erguida, inicialmente, em 1617, a primeira igreja de Belém, nos primórdios da capital paraense.

A Catedral é uma referência para a Arquidiocese de Belém,  e a Festividade de Nossa Senhora da Graça é um dos momentos mais aguardados pelos parquianos, em especial, a cada ano. Porém, como Belém também se insere no contexto da pandemia da covid-19, não haverá procissão luminosa e arraial. Mas, sim, outras homenagens à padroeira da paróquia, em especial  o trasaldao, quando, então, as famílias poderão fazer suas orações diante da imagem.

Esse será um momento de “vivência paroquial”, como assinala o cônego Roberto Cavalli. "Essa Festividade é muito significativa, porque nós celebramos a paróquia, e são mais de 400 anos da paróquia dedicada a Nossa Senhora da Graça, nossa padroeira”, ressalta. 

De segunda-feira (6) até quarta-feira (8), ocorre o Tríduo na Catedral, como parte da Festividade, com novena às 17h30 e missa às 18 horas. Na quinta-feira (9), às 18 horas, haverá as Vésperas Solenes e, às 18h30, missa solene, seguida pelo traslado da imagem. A Festividade começou no domingo (5).