MENU

BUSCA

Ilha do Combu: banho de cheiro é tradição para atrair boas energias no Ano Novo

Para muitas pessoas, o banho funciona como um gesto de fé e autocuidado, capaz de afastar as más energias e fortalecer o espírito

Gabriel Pires

Com a chegada do Ano Novo, o tradicional banho de cheiro ganha destaque como um dos rituais mais procurados para atrair boas energias. Preparado a partir de infusões de ervas aromáticas, o ritual simboliza purificação, renovação e a busca por um novo ciclo mais leve, protegido e próspero. Para muitas pessoas, o banho funciona como um gesto de fé e autocuidado, capaz de afastar as más energias e fortalecer o espírito - tradição que a advogada Carolina Bentes, de 30 anos, segue há muitos anos.

Carolina afirma que o costume de fazer banhos com alfazema e arruda é uma tradição familiar que a acompanha desde a infância. Segundo ela, o momento é também uma forma de conexão consigo mesma e de preparação emocional para tudo o que o novo ano pode trazer. “O banho de cheiro representa renovação, representa agradecimento a tudo que já foi vivido durante esse ano. E também, a esperança de ter um novo ano, uma entrada de ano repleta de paz e harmonia", afirma.

“Por isso, eu espero que esse banho limpe todos os meus caminhos, que possa vir um ano cheio de prosperidade, de saúde, de coisas boas, que possa ser um ano repleto de prosperidade mesmo. Que tudo o que esse banho representa é uma conexão espiritual, então é saber cuidar tanto da mente e do corpo, mas também do espiritual", acrescenta Carolina Bentes, que aproveitou a reta final de 2025 para realizar o banho na ilha do Combu na quarta-feira (30).

Limpeza espiritual

E muito além de emanar coisas boas, para Carolina, a tradição representa uma limpeza de tudo aquilo que não quer mais para o novo ano. “Acredito que é um momento de reconexão com o espiritual, limpeza das energias para atrair e vibrar prosperidade em todos os aspectos. E agradecendo pelo ano que termina e pronta, protegida e cheia de luz para o ano que vem chegar. Também acredito que, ao longo dos anos, essas tradições milenares foram se perdendo. E, hoje, com a pauta amazônica em ascensão. Isso regata nossa cultura", relata a advogada.

Tradição

Quem conhece na prática essa tradição do banho de cheiro é Gerson Tadeu Teles, conhecido como Charles e fundador do Ygara Artesanal — projeto de imersão na floresta localizado na Ilha do Combu —, que é o responsável por preparar e oferecer o ritual. Ele explica que a prática é uma tradição familiar transmitida ao longo das gerações, que já vem de muito tempo.

Charles afirma ainda que o costume está atualmente na quinta geração, não apenas em sua própria família, mas também em muitas famílias que vivem na floresta. “A gente entende que o banho de cheiro é um banho de cura, de limpeza e de proteção e uma forma de renovação para atrair boas energias. Usamos muito catinga-de-mulata, oriza, abre-caminho, patchouli e pripioca. Temos uma grande variedade de ervas, mas, especificamente, trabalhamos com seis ou sete delas", comenta.

Tempo de preparo

O banho costuma ficar pronto em cerca de 20 minutos, tempo necessário para separar as ervas e realizar a maceração. Depois disso, são dedicados mais 30 minutos para apresentar aos participantes a função de cada erva, o propósito do ritual e a importância desse tipo de banho energético. E quando preparado totalmente de forma natural e com muita antecedência, o banho pode “estragar”, ou seja, perder qualidade. Por isso, quando é preciso deixá-lo de um dia para o outro ou prepará-lo para ser levado como presente, é adicionada uma pequena quantidade de álcool, que ajuda a conservar a mistura.

Mas também há vários tipos de banho. Um deles é o chamado banho de descarrego, preparado com ervas mais fortes e intensas. Já o banho é voltado principalmente para a limpeza espiritual, funcionando a partir da fé de quem o utiliza. E é essa fé, segundo quem realiza os banhos, que possibilita alcançar aquilo que se deseja - seja sorte, amor ou outras conquistas. E segundo Charles, a contribuição para uma cultura tão bela traz alegria, pois não são apenas os adultos, mas também os jovens e as crianças que buscam esse banho.

Durante o preparo, de acordo com ele, as ervas são maceradas para liberar sua energia - considerada positiva e benéfica. Mas não há um horário específico para realizar o banho, mas geralmente pode ser feito pela manhã ou no final da tarde. “O banho de cheiro acabou virando o carro-chefe aqui no nosso espaço. Muitas pessoas vêm da cidade grande em busca desse ritual, procurando bem-estar e cura", relata Charles.