MENU

BUSCA

Idosos do Lar Pão de Santo Antônio, em Belém, recebem 3ª dose neste sábado

Ainda na Região Metropolitana de Belém, Marituba e Benevides vacinam adolescentes no fim de semana

João Thiago Dias / O Liberal

Neste sábado (28), idosos moradores do Lar Pão de Santo Antônio, no bairro do Guamá, em Belém, recebem a 3ª dose do imunizante contra a covid-19. É o início da vacinação com a dose de reforço no Pará, atendendo à orientação nacional do Ministério da Saúde. O horário da imunização não foi divulgado, mas contará com a presença do governador Helder Barbalho.

De acordo com o governo do Estado, o Pará será o primeiro a realizar a imunização com as doses de reforço idosos institucionalizados, ou seja, que moram em instituições de longa permanência.

"Trata-se de um grupo considerado vulnerável, pois são pessoas mais suscetíveis que vivem juntas e por isso a possibilidade de surto é maior. Por isso, nosso compromisso é cuidar da saúde destas populações e dessa forma conter o avanço da pandemia", explicou o secretário de saúde do Estado, Rômulo Rodovalho. 

A imunização de idosos em instituições foi a primeira segundo o Plano Estadual de Vacinação Paraense contra a covid-19 e será feita dentro das próprias entidades, conforme ocorreu com a aplicação das duas primeiras doses.

Os próximos grupos que devem receber a 3ª dose serão os demais idosos e imunossuprimidos e a vacinação será conforme o envio de imunizantes feito pelo Ministério da Saúde.

As doses que serão usadas para o reforço nos idosos institucionalizados já foram enviadas desde sexta-feira (27) aos municípios que são os responsáveis pela aplicação dos imunizantes.

Belém e Ananindeua

No calendário das respesctivas secretarias municipais de Saúde, Belém e Ananindeua não têm vacinação contra a covid-19 neste sábado (28) nem no domingo (29). Os dois municípios pararam a vacinação na sexta (27), com a 2ª dose da Pfizer.

Marituba

Marituba convocou para este sábado, dentro do calendário de 1ª dose anticovid-19, adolescentes de 15 a 17 anos completos, sem comorbidades. Além disso, aqueles com idade entre 12 e 17 anos completos que possuem algum tipo de comorbidade terão uma nova chance para se imunizar. 

É necessário que o jovem esteja acompanhado de um responsável e apresente os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência. Aqueles que possuem alguma comorbidade devem apresentar laudo ou prescrição médica (receita).

Das 8h às 14h, em quatro pontos: USF União, UBS Gilson Rufino Gonçalves, UBS Nossa Senhora da Paz e USF Nova Marituba. Das 08h às 12h e das 14h às 17h, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). E das 18h às 6h do dia seguinte, no Hospital Augusto Chaves.

Domingo (29), Marituba imuniza com a 2ª dose aqueles que já alcançaram o prazo em sua carteirinha de vacinação. Estão na lista: profissionais da educação, rodoviários, grávidas, puérperas, lactantes, idosos, profissionais da saúde, profissionais da segurança, pessoas que possuam alguma comorbidade, doenças crônicas ou deficiência permanente.

Para a vacinação com a 2ª dose é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência de Marituba e carteira de vacinação. Apenas no Hospital Augusto Chaves, das 18h às 06h do dia 30.

Benevides

Também neste sábado, adolescentes de 15 a 17 anos recebem a 1ª dose anticovid-19 no município de Benevides. Em uma ação denominada "Rolê da Vacinação Contra o Coronavírus", a imunização do município chega às faixas dos adolescentes pela primeira vez.

Das 17h às 20h, em dois pontos: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Murinin e Ginásio Nagibão. O adolescente deve estar obrigatoriamente acompanhado por algum responsável legal com mais de 18 anos. Com CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Santa Izabel do Pará só deve retomar a vacinação na próxima semana, com programação que ainda será divulgada. Santa Bárbara do Pará não informou se haverá vacinação hoje ou na próxima semana.