MENU

BUSCA

Hospitais fazem campanha para aumentar doações de sangue

Metropolitano e Oncológico Infantil incentivam ida de doadores aos centros para reforçar estoques

Redação Integrada

As doações de sangue andam em baixa, fato provocado basicamente pela pandemia da covid-19 e o isolamento social. Diante desse quadro, os hospitais Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, e o Oncológico Infantil, em Belém,  iniciaram, nesta terça-feira (19), uma campanha de doação de sangue para aumentar o estoque na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), objetivando o atendimento a pacientes na rede estadual de saúde. 

A campanha intitula-se "Doação de Sangue" e visa contribuir no atendimento assistencial de pacientes oncológicos, com traumas ou que necessitem de cirurgias com transfusões. “Estamos pedindo para o doador de sangue a sair de casa para realizar esse ato heróico. As cidades e transportes estão mais vazios, tornando o acesso aos pontos de coleta de sangue mais seguro e confortável. A população brasileira é reconhecida por sua postura solidária e certamente dará mais este bom exemplo. Mobilizamos nossos colaboradores, convidados e toda a sociedade para participar dessa corrente de amor”, destaca Viviane Lesses, gerente de Qualidade do Oncológico Infantil.

A supervisora da Agência Transfusional do Metropolitano, Larissa Mendes, ressalta que esse ato é imprescindível. “Os acidentes de trânsito ou domésticos continuam ocorrendo, pacientes oncológicos seguem em tratamento, partos acontecem a todo instante. Em todas essas situações, pode ser necessário realizar uma transfusão de sangue, por isso, precisamos manter os estoques abastecidos, para continuarmos salvando vidas”, enfatiza.

De forma regular, as unidades realizam campanhas, e, nos últimos três anos, o HMUE e o Oncológico Infantil foram responsáveis por mais de 8 mil doações para o Hemopa. Mensalmente, essas unidades realizam mais de 200 transfusões de sangue cada. A Agência Transfusional do HMUE atende também o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), que recentemente teve o perfil alterado para atender exclusivamente pacientes com a covid-19, e com isso, vem aumentando a demanda de transfusões.

Para dar suporte aos atendimentos transfusionais, as unidades, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), manterão a campanha durante todo o mês de maio.

As doações podem ser feitas na Fundação Hemopa, na travessa Padre Eutíquio, 2109, no bairro de Batista Campos. O doador pode dizer o código do hospital que deseja ajudar: Código do Hospital Oncológico Infantil: 1766; Código do Hospital Metropolitano: 708.

Para doar é necessário: apresentar documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação); ter entre 16 e 69 anos (menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal); estar bem de saúde; pesar 50kg ou mais.