Há 28 anos, Delícias da Lu transforma receitas em tradição na Pedreira
Luciana Moraes começou a trabalhar com comida aos 10 anos e construiu um negócio que hoje reúne a família, movimenta uma equipe de até 20 pessoas e atende clientes em Belém e Mosqueiro
O cheiro que toma conta da cozinha já anuncia que o trabalho começou. Entre panelas, ingredientes sendo separados e pratos ganhando forma, Luciana Moraes prepara algumas das receitas que fazem parte de uma história construída ao longo de décadas no bairro da Pedreira, em Belém. Conhecida pelos clientes como Lu, ela é proprietária do Delícias da Lu, negócio de refeições, lanches, encomendas e serviços para eventos que existe há 28 anos. Em um dia de produção, é possível acompanhar diferentes etapas do trabalho e perceber que a cozinha vai muito além do preparo da comida. É dali que sai o sustento de uma família, o trabalho de uma equipe e receitas que ajudaram Luciana a conquistar clientes ao longo dos anos.
A relação de Lu com a cozinha começou muito antes de existir uma marca com o seu nome. Ela tinha cerca de 10 anos quando começou a trabalhar como auxiliar de cozinha e, ainda muito nova, passou a conhecer de perto uma rotina que anos depois se tornaria sua profissão. “Eu tinha mais ou menos uns 10 anos quando comecei. Sempre trabalhei com encomendas, com pratos, bolos de casamento, de 15 anos, doces e comida em geral”, conta. Com o tempo, ampliou o que sabia fazer e passou a atender diferentes tipos de pedidos. Foi dessa experiência acumulada desde a infância que nasceu o Delícias da Lu, criado na própria Pedreira, bairro onde Luciana também nasceu e construiu sua vida. “Eu nasci aqui, nasci na Pedreira. O Delícias da Lu também surgiu aqui na Pedreira”, afirma.
Salpicão
A variedade é uma das principais características do trabalho. O salpicão ocupa um lugar especial no cardápio e está entre as receitas pelas quais ela se tornou conhecida. Mas a lista vai muito além. Luciana também prepara arroz com galinha, carne assada, tacacá, caruru, empadão, tortas salgadas, doces, bolos e outros pratos paraenses, além de encomendas destinadas a festas e eventos. “Na verdade, com comida eu trabalho em geral. Em festas também trabalho com doces finos, salgados e bolos de casamento”, explica. Entre tantas opções, ela destaca os pratos que mais saem: “O meu carro-chefe é o arroz com galinha, o meu salpicão e a minha carne assada. São os mais pedidos”.
No meio de tantas receitas, há também uma que Lu faz questão de cercar de mistério. A batata frita preparada por ela tem um modo especial de fazer e se tornou uma das particularidades do Delícias da Lu. Existe um segredo no preparo, mas quem espera descobrir exatamente o que acontece na cozinha pode desistir da tentativa. Luciana não revela a técnica. A receita permanece guardada por ela e faz parte daqueles conhecimentos culinários que atravessam anos de prática sem precisar estar escritos em um caderno. Para o cliente, fica apenas o resultado no prato. Para Lu, fica o segredo que ela prefere manter dentro da própria cozinha.
A pandemia mudou a forma de vender
Embora o Delícias da Lu exista há 28 anos, o serviço de delivery é mais recente. A mudança aconteceu durante a pandemia de covid 19, quando Luciana precisou adaptar a forma de vender. A cozinha e as encomendas já faziam parte de sua vida havia muitos anos, mas os pratos passaram também a chegar aos clientes por entrega. “Quando veio a pandemia, eu me adaptei ao delivery. De lá para cá, graças a Deus, foi só sucesso”, conta. O novo formato permaneceu depois daquele período e passou a fazer parte da rotina do negócio.
A adaptação acabou permanecendo mesmo depois daquele período. Atualmente, o delivery funciona de quinta-feira a domingo, das 19h à meia-noite, e o negócio também recebe pedidos por plataforma de entrega. Nos demais dias, Luciana continua trabalhando com encomendas. Aos finais de semana, o Delícias da Lu também está presente na Vila de Mosqueiro, onde mantém um ponto na Praça Matriz. A unidade funciona aos sábados e domingos, também das 19h à meia-noite. Dessa forma, o negócio que começou na Pedreira passou a alcançar clientes em diferentes pontos de Belém e também no distrito.
Trabalho que envolve toda a família
Por trás dos pratos que chegam à mesa existe uma estrutura que cresceu junto com o negócio. Luciana conta que trabalha, dependendo da demanda e do tipo de serviço, com uma equipe de aproximadamente 15 a 20 pessoas. Há profissionais que ajudam na cozinha e outros que participam da realização de festas e eventos. A divisão é necessária porque o trabalho não se limita ao delivery. O Delícias da Lu também atua com buffet, doces finos, salgados, bolos e encomendas maiores, o que exige organização e diferentes equipes conforme o serviço contratado.
Segundo Luciana, a família também faz parte dessa história. “A minha família toda é envolvida no meu trabalho. Meu esposo tem o trabalho dele, mas também é uma peça principal no meu trabalho. Ele me ajuda e faz as montagens. Minha filha também está envolvida”, conta. Assim, o empreendimento construído acabou se tornando uma atividade compartilhada pela família, em uma rotina que envolve cozinha, atendimento, montagem, entregas e preparação para eventos dentro e fora de Belém.
Há cerca de um ano, Luciana acrescentou mais um espaço ao negócio. Ela passou a contar com um salão de recepção onde realiza festas e serviços de buffet e que também pode ser alugado para eventos. O local funciona ainda como parte da estrutura de produção do Delícias da Lu. Depois de décadas trabalhando com encomendas, a empreendedora passou a reunir no mesmo negócio diferentes frentes, da produção diária de comida ao atendimento de celebrações maiores.
Do Círio ao Natal, meses de cozinha cheia
Existem períodos em que essa rotina fica ainda mais intensa. O Círio de Nazaré é um deles. Durante a época de uma das maiores celebrações religiosas do Pará, ela trabalha com encomendas e eventos. Pouco depois começa a preparação para outro momento importante para o negócio: o Natal. Os pedidos para as festas de fim de ano começam a ser organizados com antecedência. Segundo a empresária, no fim de outubro e durante novembro já aparecem clientes interessados em reservar as encomendas para dezembro.
Quando o Natal se aproxima, a movimentação aumenta. Há famílias que encomendam praticamente toda a ceia com Luciana, e os pedidos começam a ser reservados com antecedência. “A gente começa desde novembro. No final de outubro já começa a anotar”, explica. Na hora das retiradas, o movimento aumenta ainda mais. “O meu salão é fila de um lado e fila do outro para vir buscar as encomendas. É muita encomenda mesmo”, conta. É uma cena que ajuda a dimensionar o caminho percorrido desde a menina que começou como auxiliar de cozinha aos 10 anos até a empresária que hoje coordena produção, equipes, encomendas, eventos e entregas.
Serviço:
Delícias da Lu
- Delivery em Belém: quinta-feira a domingo, das 19h à 00h.
- Telefone: (91) 98064-3390
- Endereço: Travessa Mauriti, 823, entre Rua Nova e Travessa Antônio Everdosa, bairro da Pedreira, Belém.
- Unidade Mosqueiro
- Praça Matriz da Vila de Mosqueiro.
- Funcionamento: sábado e domingo, das 19h à 00h.
Palavras-chave