Grande Coleta de Emaús terá formato sem caminhões e com 12 pontos de arrecadação
A arrecadação será no dia 30 de agosto, das 9h às 17h, em Belém e Ananindeua
A tradicional campanha Grande Coleta de Emaús deste ano terá uma mudança importante no formato da arrecadação com a criação de 12 pontos de coletas espalhados por Belém e Ananindeua, no dia 30 de agosto. Ao invés da circulação de caminhões pelos bairros de Belém, a campanha contará com pontos de coleta distribuídos nos dois municípios. A população terá que se dirigir com as doações de diversos materiais das 9h às 17h.
Dentre os objetos aceitos estão eletrônicos e eletrodomésticos em funcionamento, roupas, calçados, materiais de cama, mesa e banho, brinquedos, livros, louças, materiais para escritório, informática e móveis em boas condições.
“Estamos hoje com 12 pontos de coleta espalhados por Belém. Resolvemos fazer essa experiência com base no ano de 2021, quando teve a pandemia e fizemos em um formato Drive-Thru. Será para tentar inovar e ver se a gente consegue, a partir daí, criar um novo modelo, não quer dizer que isso que a gente está fazendo neste ano vá acontecer nos próximos anos, porque essa foi uma decisão conjunta com a coordenação da Grande Coleta e da coordenação da instituição. Caso seja um sucesso, talvez ela vá se repetir por outros anos”, contou Leide Reis, integrante da coordenação da campanha de Emaús.
A decisão de criar os pontos de coleta foi tomada devido às dificuldades de conseguir apoio logístico com caminhões, por causa principalmente das eleições. Dentre os pontos de coletas parceiros estão paróquias e órgãos públicos, quase todos funcionarão das 9h às 17h. Apenas o Polo Joalheiro Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas, funcionará em horário diferenciado, das 10h às 14h.
As equipes do Emaús aguardarão as doações nos pontos fixos. O caminhão da instituição fará dois recolhimentos no dia nestes locais. As doações funcionarão também em modelo drive-thru com entregas sem a necessidade de descer do veículo. Por causa das eleições, ao invés do dia 30 de setembro, a Grande Coleta neste ano foi adiantada para o dia 30 de agosto.
A organização reforça que os objetos recebidos neste ano deverão estar em bom estado para serem utilizados por outras famílias. Algumas coisas não serão aceitas como móveis de MDF desmontados, televisores de tubo, impressoras de cartuchos antigas, vasilhas sem tampas, roupas rasgadas, estofados sujos ou rasgados, vidros quebrados e calçados incompletos. Esses materiais acabam resultando em um acúmulo de resíduos sólidos.
“A gente quer conscientizar as pessoas para que não doem para a gente esses materiais, porque acabamos acumulando esse material em grande quantidade. Tem material aqui que ainda é da campanha do ano passado, que a gente não conseguiu se desfazer e isso gera para a gente um custo, porque nós temos que alugar um caminhão para dar a destinação adequada”, explica Leide. Ela reforça ainda que a instituição reutiliza os objetos, e não recicla.
Os objetos serão higienizados e depois colocados para a venda ou doação. As doações são importantes, porque a maior parte da receita da entidade para os vários projetos da instituição é proveniente dessas vendas. O Movimento República de Emaús atende aproximadamente 600 crianças e adolescentes em diferentes projetos nos turnos da manhã e da tarde.
No caso de grandes móveis ou eletrodomésticos, que não possam ser levados para os pontos de coleta, os doadores devem entrar em contato para agendar uma coleta futura, já que o dia 30 de agosto será voltado unicamente para a entrega nos postos de coleta. A partir do dia 2 de setembro, a instituição retornará a fazer agendamento por telefone e Whatsapp do calendário de buscas nas residências. O contato para agendamentos futuros é (91) 98170-8721.
A República de Emaús tem realizado neste ano coletas direcionadas em condomínios, o que tem gerado um bom retorno. “Os objetos de condomínio são de ótima qualidade, mais bem selecionados, e foi bem bacana e a partir daí surgiu essa ideia desta modalidade”, afirmou.
O dia 30 de agosto começa com o evento de acolhimento e abertura bem cedo com um café da manhã no Emaús para as equipes. Aproximadamente 300 voluntários participarão neste ano. Em seguida, as equipes serão deslocadas para os 12 pontos de coletas. As inscrições para ser um voluntário já foram encerradas.
Todo material que é doado para campanha será avaliado e definido a destinação para o setor de vendas ou de doações. “Todos os objetos são vendidos para a captação de recursos para manter nossos projetos com crianças e adolescentes, que é a atividade fim da instituição”, detalha.
Serviço:
Pontos de Arrecadação da Grande Coleta de Emaús 2026
- Data: 30 de agosto
- Horário: 9h às 17h (exceto Espaço São José Liberto)
- Locais:
- MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS (Sede) - Avenida Padre Bruno Sechi, 17 - Bengui (sede)
- PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO - Passagem Snap, nº 09 - Castanheira
- PARÓQUIA CRISTO REDENDOR - Conjunto Jardim Europa, Rodovia Mário Covas, Ananindeua
- SANTUÁRIO N. Sra DO PERPÉTUO SOCORRO - Rod. Arthur Bernardes, nº 459 - Telégrafo
- IGREJA DOS CAPUCHINHOS - Francisco Caldeira Castelo Branco, nº 1541 - Guamá
- PARÓQUIA N. SR2 DA DIVINA PROVIDÊNCIA - Conjunto Providência, Avenida Sul, nº 1395 - Val-de-Cães
- ESTAÇÃO CULTUAL DE ICOARACI - Rua Padre Júlio Maria (3a Rua) - Cruzeiro
- CENTRO AUXILIUM - Passagem Maria Auxiliadora, nº 2563 - Pedreira
- IGREJA ANGLICANA DO BRASIL - Av. Serzedelo Corrêa, nº 446 - Nazaré
- CONAB - Rua Joaquim Nabuco, nº 23 - Nazaré
- CEDECA EMÁUS – Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 918 - Umarizal
- POLO JOALHEIRO ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO - Praça Amazonas, s/no – Jurunas – Horário: 10h às 14h
Palavras-chave