MENU

BUSCA

Grande Belém amanhece coberta sob densa neblina neste sábado e fenômeno chama atenção

Do centro da capital a bairros mais afastados e em partes de Ananindeua, o fenômeno foi registrados em diversos pontos

Gabriel Pires

A Grande Belém amanheceu “coberta” por uma densa neblina na manhã deste sábado (14). Do centro da capital a bairros mais afastados e em partes de Ananindeua, o fenômeno foi registrado em diversos pontos.


Nas redes sociais, diversas pessoas compartilharam o registro curioso.  A fumaça branca chamou a atenção, mas também comprometeu a visibilidade. Nas proximidades da avenida Ananin, no centro de Ananindeua, um vídeo enviado à reportagem do Grupo Liberal mostra o trecho tomado pela neblina. Em um outro ponto, próximo a rodovia Mário Covas também foi possível registrar a mesma situação. 

Em meio a esse clima diferenciado em Belém, a informação de que Belém poderia registrar temperatura mínima de 19°C durante o Carnaval começou a circular nas redes sociais na última quinta-feira (12). No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é falsa e considerada “impossível de acontecer”.

Causa

Belém frequentemente amanhece com neblina densa, fenômeno comum no "inverno amazônico" (janeiro a março). A neblina que encobriu a Grande Belém na manhã deste sábado (14) foi provocada pela combinação de baixa temperatura, alta umidade relativa do ar e vento calmo. Segundo o meteorologista José Raimundo Abreu, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esses três fatores criaram as condições ideais para a formação do fenômeno.

Palavras-chave