MENU

BUSCA

Festival Japonês movimenta Assembleia Paraense com gastronomia, cultura pop e tradições do Oriente

A programação incluiu ainda demonstrações de artes marciais, oficinas de origami para crianças e adultos

Bruna Lima

Uma noite para celebrar sabores, sons e símbolos do Japão. Assim foi o clima do Festival Japonês, realizado nesta sexta-feira (25), na sede da Assembleia Paraense (AP), em Belém. Em sua primeira edição, o evento atraiu centenas de associados e convidados com uma programação que misturou cultura tradicional, gastronomia, arte e elementos da cultura pop japonesa, como cosplayers, oficinas e apresentações musicais.

O presidente executivo da Assembleia Paraense, Oscar Pessoa, destacou que o festival nasceu da ideia de aproximar ainda mais o clube das raízes culturais da comunidade japonesa no Pará, que é a segunda maior do país. “Não somente pela culinária, mas pela cultura como um todo. A Assembleia idealizou esse festival para que nossos associados possam apreciar a música, a culinária, as artes marciais e os personagens que marcaram gerações. É uma noite festival que está sendo um verdadeiro sucesso”, avaliou.

A gastronomia foi um dos pontos altos da noite. Estações de restaurantes parceiros da capital ofereceram pratos típicos como temakis, sushis, lámen e outras iguarias japonesas. Entre os expositores, esteve a Temakeria do Guto Rezende, que celebrou a iniciativa. “É um prazer imenso participar. A culinária japonesa tem tudo a ver com Belém, que abriga uma das maiores colônias nipônicas do Brasil. O espaço está cheio e a energia é maravilhosa”, disse Guto.

A programação incluiu ainda demonstrações de artes marciais, oficinas de origami para crianças e adultos, além de apresentações culturais, como o show do cantor Kenzo Kitajima, que encantou o público com voz e violão em repertório inspirado no cancioneiro oriental. Fantasiados de personagens de animes e mangás, os cosplayers também deram um colorido especial ao ambiente, animando o público de todas as idades.

Para Márcio Braga, vice-presidente da AP, o sucesso da primeira edição já aponta para a consolidação do festival como evento fixo no calendário do clube. “A Assembleia Paraense tem tradição em homenagear culturas. A comunidade japonesa não poderia ficar de fora. Reunimos culinária, música, cultura, artes marciais. A receptividade foi tão grande que já imaginamos torná-lo anual”, afirmou.

Entre os associados, o clima era de aprovação. O servidor público Fábio Pereira elogiou a organização e a proposta do evento. “A Assembleia sempre capricha nos eventos e esse festival não está sendo diferente, bem estruturado. A mistura de tradição com cultura pop atraiu gente de todas as idades”, comentou.

O Festival Japonês da Assembleia Paraense reforçou a força da cultura nipônica na capital paraense, em um encontro de gerações, sabores e memórias afetivas. Uma ponte entre o Pará e o Japão que promete voltar com ainda mais força nos próximos anos.

Palavras-chave