MENU

BUSCA

Feirantes fecham Porto do Açaí após acidente com trabalhador

Protesto fechou Bernardo Saião este início de manhã. Estrutura é precária

Dilson Pimentel

Um protesto de trabalhadores fechou esta manhã por alguns minutos a rodovia Bernardo Saião, no Jurunas. Eles atearam fogos a paus e caixotes para reclamar das condições precárias da estrutura da ponte do Porto do Açaí. Veja imagens:


As obras de requalificação da estrutura iniciaram em novembro de 2015 e têm previsão para término em novembro de 2019. Porém, os feirantes, barqueiros e carregadores de mercadorias reclamam que a situação continua precária e que a ponte cedeu recentemente. O ato já suspendeu o bloqueio por volta das 8h. 

Acidente com feirante


Trabalhadores da feira dizem que a ponte já vinha tombando, aos poucos, há muito tempo. Ontem à tarde, ela inclinou de vez. À noite, um trabalhador que descarrega açaí caiu na ponte e se machucou. Foi pra receber atendimento médico. A queda do trabalhador no trapiche ocorreu de madrugada, entre duas e três da manhã. O rapaz que se machucou é conhecido como Vevel e está internado na UPA da Terra Firme. Veja o relato de Mizael Vieira da Paixão, que esta madrugada trouxe açaí de Barcarena para Belém: 


Hoje pela manhã, parte do velho trapiche caiu de vez. O porto é importante para o escoamento de produtos oriundos das comunidades ribeirinhas e de outros municípios. É intenso o movimento de trabalhadores descarregando açaí. 

Trabalhadores também dizem que a área do trapiche é escura. Não tem iluminação. Por isso, há acidentes. Preocupação deles agora: maré já está secando. Isso complica o desembarque.

Obras em andamento

Em nota publicada esta manhã, a Prefeitura de Belém disse que avalia o que pode ser feito com relação ao antigo trapiche do Porto do Açaí que caiu - uma vez que o novo trapiche já está construído dentro da obra de reforma do espaço, mas só poderá ser utilizado após a conclusão da obra, em dezembro. Ao longo da execução da obra, várias manutenções foram feitas no antigo trapiche para viabilizar o trabalho dos feirantes.

Segundo a Secretaria de Urbanismo (Seurb), a obra no Porto do Açaí prevê a expansão da feira em 700 metros quadrados de área, com a construção da plataforma sobre o rio, onde será realizada a comercialização dos produtos, além de novos trapiche, rampa de acesso e flutuante, novo prédio administrativo, boxes padronizados, praça de alimentação, área para carga e descarga, além de banheiros.  

 

 

Segundo a prefeitura, a obra no Porto do Açaí está em cerca de 80% concluída, com nova plataforma de comercialização, novos boxes, novo prédio administrativo que está no segundo pavimento. Este mês serão concretados os pilares de sustentação para instalação da cobertura da área de comercialização.

A PMB informa, ainda, que o remanejamento dos feirantes está sendo realizado por etapas.

        

Palavras-chave