MENU

BUSCA

Feira expõe mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais em Icoaraci

Evento que traz espécimes vindas de cidade paulista segue até o dia 13 de junho, no estacionamento da Praça Matriz

Ana Carolina Matos

Mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais estão em exposição na "Feira das Flores de Holambra", ancorada no distrito de Icoaraci, em Belém. O evento segue até o dia 13 de junho, das 9h às 12h e das 14h30 às 20h, no estacionamento da Praça Matriz. Entre as cores e aromas que podem ser conferidos pelo público, estão presentes os de orquídeas, samambaias, cactos, rosas, begônias, tulipas, bonsais e muitas outras espécimes. A feira dispõe ainda de ervas medicinais, que o público poderá adquirir por preços populares. A exposição traz os famosos espécimes cultivados na cidade paulista de Holambra, uma estância turística que anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora.

A ação é uma iniciativa do Lion's Clube de Icoaraci, uma unidade filantrópica, e da Paróquia São João Batista. O objetivo é levantar fundos para ajudar a comunidade local e investir em ações humanitárias que envolvam o meio ambiente, saúde e combate à fome. Segundo Ruy Martins, presidente eleito do AL 2021/2022 do Lion's Clube de Icoaraci, a feira tem tido resultados positivos e uma grande busca por parte do público. "A procura pelas flores, por parte daquelas pessoas que realmente amam o cultivo, tem sido bem grande. É uma paixão mundial, independente da localidade. Como temos uma variedade muito grande de flores de Holambra, as pessoas estão vindo de longe, não só daqui da localidade de Icoaraci, como de Belém, Ananindeua, Marituba", comemora.

O apreço pelas flores é tão grande que a comerciária Patrícia Pinho, de 51 anos, aproveitou a oportunidade para visitar a mostra pela terceira vez e decidiu arrematar um vaso da planta kalanchoe, conhecida também como flor da fortuna e flor da felicidade. "Se eu pudesse, levaria um vaso de cada planta. Algumas eu já tenho várias em casa, como os cactos, por exemplo. Outras flores, ainda não. Por isso hoje estou levando essa pra casa", diz orgulhosa. 

Desta vez, ela contou com uma companhia especial: a mãe, Evaneide Pinho, de 70 anos. As duas moram na avenida Augusto Montenegro e seguiram até Icoaraci para conferir as novidades e belezas da feira. A idosa conta que já cultiva papoulas, rosas, lírios, babosas e outras plantas em casa e planeja voltar, desta vez com outra familiar, para a mostra.

Para a floriculturista Carmen Xavier, de 54 anos, que visitava a feira pela segunda vez, o costume de presentear pessoas queridas com flores ainda está vivo. "É algo que a gente vive na floricultura. Nas datas comemorativas também temos uma busca maior, principalmente no Dia Mulher, no Dia das Mães e no Dia dos Namorados", avalia.

Segundo a comerciante, a prática de cultivar plantas também se mostrou um dos grandes refúgios em meio à pandemia, o que justifica a busca mais frequente pelos itens. "Nesse momento, é bom ter a que se dedicar, colocar sua energia, diminuir sua ansiedade e ter uma rotina também. As pessoas ficaram muito presas dentro de casa nesse período todo e acabaram reativando certos hábitos que não tinham, como cuidar de animais e de plantas, por exemplo", pontua.

Conheça o significado de algumas flores:

Azaleia - Em geral, a flor está associada à feminilidade, delicadeza, temperança, amorosidade, generosidade, pureza de sentimento, maternidade, alegria de amar e perseverança.

Crisântemos - Dependendo da cultura, a espécie pode representar simplicidade, perfeição, felicidade e alegria ao lar.

Orquídeas -  Em geral, representam amor, sensualidade e nobreza. Entretanto, com a variação de cor e formatos, há variação na representação.

Rosas - Trazem como simbolismo a beleza, pureza e perfeição em todos os sentidos.

Tulipas - As variadas cores podem representar amor verdadeiro, paz, luxo, prosperidade, vitalidade e sofisticação.