MENU

BUSCA

Feira do Açaí, no Ver-o-Peso, recebe limpeza e reordenamento

Essa é a primeira etapa de uma série de obras e serviços que vão contemplar todo o complexo

O Liberal

A Feira do Açaí, no Complexo do Ver-o-Peso, um dos importantes pontos comerciais de Belém, recebeu na tarde desta sexta-feira (5) um mutirão de limpeza na área que vai da travessa Marques de Pombal até a rua Ladeira do Castelo. Durante a ação foram recolhidos entulhos e feita a lavagem do calçamento. A iniciativa promovida pela prefeitura em parceria com as secretarias municipais passará a ser mensal.  

VEJA MAIS

Fé no Batuque celebra sete anos de samba com show na Feira do Açaí, nesta sexta-feira, 5

O mutirão de limpeza é a primeira etapa de um projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) com o objetivo de promover a revitalização e reorganização da feira, contemplando os permissionários que atuam na venda de açaí e no demais setores como hortigranjeiro, alimentação, mercadoria, farinha e lanche. A iniciativa também visa atrair visitantes e investimentos privados ao local.

Para Perpétua Vasconcelos, dona de uma barraca na Feira do Açaí há mais de 25 anos, a intervenção no espaço é mais que necessária. “Ultimamente nós estamos esquecidos aqui, esquecidos pra tudo. Estamos em uma situação que a gente não vende nada, aqui a gente pega chuva e sol, nós que fazemos os remendos aqui. Não temos projetos pra nada, toda vez que tem uma reunião eles falam que a gente não está no projeto, que só o Ver-o-Peso vai ser contemplado. Nós também somos feirantes, precisam olhar com mais carinho pra gente. Fico muito feliz com essa ação aqui, que possa acontecer sempre e trazer as pessoas pra cá”, afirma. 

Edilson Moura, vice-prefeito de Belém, explica que o projeto de revitalização busca também resgatar a história da capital paraense. “Nós temos um projeto de intervenção nas nossas áreas históricas, intervir nas nossas áreas históricas inicialmente significa conserva-lá através de limpeza. Fizemos isso no Ver-o-Peso e naturalmente pretendemos fazer na Feira do Açaí e ao mesmo tempo realizar uma programação cultural para atrair o turismo, atrair as pessoas para que conheçam um pouco da Belém antiga. Depois nós temos que fazer uma intervenção na área, um revitalização, uma melhora significativa, mas nós não queremos que as pessoas se afastem daqui”, pontua. 

O projeto está em fase de captação de recursos. Posteriormente, um Grupo de Trabalho já constituído vai tratar do restauro e ordenamento do espaço. Também serão iniciadas obras de melhorias do calçamento da ladeira que liga a Feira do Açaí à Praça Frei Caetano Brandão e a manutenção da iluminação pública com a troca de lâmpadas e reposição de peças como relés, reatores, capacitores e conectores, ações realizadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Já a Secretaria Municipal de Saúde atuará no atendimento da Atenção Primária de Saúde às pessoas que vivem em situação de rua ou vulnerabilidade social na região da feira. 

A Feira do Açaí é considerada o maior entreposto de comercialização do açaí, com a média de 205 toneladas por dia, o que representa 81,67% de toda a oferta do produto in natura. Atualmente, a feira conta com 98 permissionários cadastrados. Na avaliação de Apolônio Brasileiro, titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), “a revitalização da Feira do Açaí é também a potencialização da economia que gira em torno do complexo do Ver-o-Peso”, ressalta. 

Durante a ação também foi feito o lançamento do grupamento turístico  da Guarda Municipal de Belém (GMB), que será responsável pela segurança no Ver-o-Peso, na Feira do Açaí e outros pontos turísticos da cidade. O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, pontua que o novo patrulhamento foi criado a partir da solicitação da população. 

“A nossa responsabilidade aqui é patrulhar o Centro Histórico, dando suporte inclusive aos turistas que chegam e no decorrer dos dias os nossos guardas que vão trabalhar nessa área passarão por todo processo de formação, com aulas sobre o Centro Histórico, as praças, os monumentos, para melhor atenderem aqueles que chegam na cidade”, acrescenta.  

O novo patrulhamento atenderá 21 pontos como praças, complexos, palácios, igrejas, dentre outros. A ronda ocorrerá diariamente, em horários considerados estratégicos e serão realizados com a utilização de viaturas e motocicletas.