Chuva do último sábado atingiu 30% da média total para maio
Inmet afirma que chuva com a mesma intensidade não deverá ocorrer novamente devido período de transição
Chuva do último sábado (11) apresentou o maior volume em comparação aos últimos dois meses de 2019. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), a chuva que ocorreu em Belém neste dia atingiu 91 milimetros, cerca de 30% da média para todo o mês de maio. A média para o mês é de 298.4. Até o último dia 12 já choveu o equivalente a 75.7%, sendo 30% acumulado no episódio do último fim de semana. A chuva começou por volta das 16h e permaneceu até às 20 horas.
Segundo José Raimundo Abreu, coordenador da região Norte do Inmet, é pouco provável que ocorra novamente, em maio, chuva com a mesma intensidade como a do último sábado. "A partir do próximo dia 16 as chuvas vão diminuir devido a transição. Nos próximos dias diminuirá muito a quantidade na Região Metropolitana de Belém (RMB) e teremos, predominantemente,dias ensolarados com temperaturas aumentando. As chuvas serão notadamente em forma de pancadas, geralmente depois das 17 horas, e em menor volume", explica.
Após a última chuva intensa, o coordenador pontua que a tendência será de alguns dias sem chuvas na cidade porque linhas de instabilidade no litoral ainda estão se formando. "As nuvens reduzem a temperatura porque a radiação do Sol se reflete no topo delas, com a diminuição das mesmas, haverá aumento da temperatura e consequentemente menos chuvas".
Em comparação com os dois últimos meses, março e abril, a chuva mais intensa em curto período foi a ocorrida no último sábado. Dados do Inmet demonstram que março foi um mês muito chuvoso, mas a maior chuva registrada foi de 84.7 milimetros no dia 9 do mês. Já em abril a maior intensidade foi no dia 7, atingindo 52.3 milimetros.
PREJUÍZOS
Muitos prejuízos e transtornos foram registrados na capital paraense durante a forte chuva do último sábado (11). Vários bairros ficaram alagados, canais encheram e transbordaram; casas em áreas mais baixas foram inundadas e carros ficaram ilhados. Na travessa Éneas Pinheiro, entre as avenidas João Paulo II e Almirante Barroso, uma árvore caiu. O Corpo de Bombeiro Militares foi acionado para várias ocorrências.
Leia mais em: Chuva na tarde deste sábado deixa Belém submersa e derruba uma árvore
Dentro os trechos que ficaram alagados estavam a avenida Duque de Caxias, entre a travessa Lomas Valentina e a avenida Doutor Freitas; avenida João Paulo II, próximo ao parque estadual do Utinga; avenida Marchal Hermes; rua Antônio Barreto com a Doca Visconde de Souza Franco; avenida Pedro Miranda e rodovia BR-316, nas proximidades do Shopping Castanheira.
Na João Paulo II, no bairro Curió Utinga, moradores registraram um veículo coberto pela água. Nas imagens é possível ver homens - com água até o pescoço - tentando evitar que o carro ficasse de cabeça para baixo. A força da água estava movendo o veículo. Outros carros esperavam parados na parte mais alta da via, o que gerou congestionamento. Longos engarrafamentos se formaram em vários bairros da cidade.
Palavras-chave