MENU

BUSCA

Capivaras são flagradas andando em fila nas proximidades do Parque do Utinga, em Belém

Nas imagens, registradas por uma família que passava de carro, é possível contar mais de dez animais caminhando em fila pela calçada

O Liberal

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de capivaras andando pela área do Conjunto Itororó, no bairro do Curió-Utinga, e pela Estrada da Ceasa, em Belém. De acordo com informações que circulam nas redes, o local fica próximo do Parque do Utinga. Nas imagens, registradas por uma família que passava de carro, é possível contar mais de dez animais caminhando em fila pela calçada.

Durante a gravação, uma criança comenta: “Que coisa mais fofinha”. Em seguida, uma mulher responde: “Tem capivara para todos os lados”. A cena chamou atenção de internautas, que compartilharam o vídeo nas redes sociais e comentaram a situação. "É fofinho, mas temos que pensar no que está acontecendo com o habitat natural delas", disse uma usuária no Instagram.

A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) informa que não foi acionada para atuação no caso mencionado. Denúncias podem ser encaminhadas ao app Semas Pará, disponível nas plataformas digitais. 

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) também se manifestou e esclareceu que o local mostrado no vídeo integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Belém, unidade de conservação adjacente ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, sem cercas de delimitação. A circulação de capivaras na região é comum e faz parte do comportamento natural da espécie, não representando fuga nem risco à população.

"O resgate de animais silvestres só é realizado em casos específicos, como situações de risco, ferimentos ou presença em locais inadequados, quando a captura e o encaminhamento para áreas seguras são conduzidos por equipes especializadas, garantindo o bem-estar do animal e a segurança da comunidade. O Ideflor-Bio orienta, ainda, que motoristas e pedestres reduzam a velocidade e aguardem a travessia dos animais, contribuindo para sua preservação", diz o comunicado. 

Palavras-chave