MENU

BUSCA

Bloco 'Pirarucu nas Cinzas' reúne 17 mil foliões em Mosqueiro

A cantora Viviane Batidão foi a grande atração do desfile e celebrou idade nova em cima do trio

Redação Integrada

O último dia de carnaval na ilha de Mosqueiro foi marcado pelo desfile do bloco mais tradicional do distrito, o 'Pirarucu nas Cinzas' que arrastou mais de 17 mil brincantes, pelos cálculos do Corpo de Bombeiros. Este foi o 33º ano que o bloco saiu às ruas da vila homenageando os trabalhadores que movimentam a economia local, baseada principalmente no lazer e entretenimento. A concentração dos brincantes começou às 12h, no Caramanchão do Chapéu Virado, de onde os foliões seguiram em cortejo até a Vila de Mosqueiro.

Uma das atrações deste ano foi a cantora Viviane Batidão, que participou pela primeira vez do desfile do bloco. "Amo Mosqueiro. Já fui moradora da ilha e hoje, pela primeira vez, acompanhei o 'Pirarucu nas Cinzas'. Foi maravilhoso! A galera estava muito animada e eu confesso que me preparei bastante para fazer um show à altura da animação deles", explicou. O dia também teve um significado especial para Viviane. "Hoje é meu aniversário e eu vou comemorar da melhor maneiral: cantando para esse povo lindo de Mosqueiro", ressaltou. Tonynho e Banda e Quarteto Fantástico também fizeram parte da programação de encerramento do carnaval 2019 na ilha. 

Segundo o coordenador do bloco, Antônio Carlos Perrera, o "Caseca", o Piracuru nas Cinzas é o principal símbolo do Carnaval de Mosqueiro" e nasceu com uma missão especial. "O bloco foi criado para reunir aquelas pessoas que não conseguiam brincar o Carnaval porque estavam trabalhando durante o feriado. Foram muitos os obstáculos que tivemos pelo caminho, mas sempre conseguimos manter o bloco na avenida. Queremos animar o último dia do Carnaval e mostrar para todos que Mosqueiro é um local lindo, calmo e excelente para toda a família", explica. 

O 25º Batalhão de Polícia Militar, com sede no distrito, desenvolveu ações ostensivas e preventivas durante o desfile do bloco. Trinta policiais militares e quatro viaturas acompanharam de perto a movimentação dos foliões, apoiados por homens da Guarda Municipal e agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Segundo a Agência Distrital de Mosqueiro, apenas cinco ocorrências de roubos/furtos e um caso de violência contra mulher foram registradas em toda a vila durante o feriado.